Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As razões do temporal que atingiu o Sul nesta segunda (VÍDEOS)

A combinação de ar quente com umidade criou o cenário para os ventos fortes. E pode vir mais por aí

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 07/03/2022 - 22:20 Atualizado em 07/03/2022 - 22:27
Pavilhão destruído pelo vento em Meleiro / Divulgação
Pavilhão destruído pelo vento em Meleiro / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Eram 15h30min e quem mora em Sombrio notou nuvens bastante carregadas no horizonte. Não demorou e o tempo fechou, e o vento chegou e a chuva veio. Dali, foi uma reação em cadeia pelos minutos seguintes, passando por várias cidades do Vale do Araranguá e alcançando Criciúma por volta das 16h30min. A cidade esteve livre de estragos, mas o mesmo não pode ser dito de Içara e Forquilhinha. Em várias, a falta de energia elétrica continua noite adentro, confirmando que muitas redes de energia não resistiram à força do vento.

"Tivemos mais um dia de muito calor, de domínio de massa de ar quente e úmido. No termômetro chegou a 38,5 graus, com sensação de calor de até 51 graus. Essa combinação, calor com umidade, trouxe pancadas de chuvas", explicou o meteorologista Leandro Puchalski na Rádio Som Maior. "Em Ermo choveu 2 milímetros, 5 em Meleiro, 4 em Nova Veneza e 2 em Criciúma", contou, citando que não foi tanto a chuva que trouxe problemas, mas sim o vento. "As pancadas mal distribuídas continuam acontecendo", frisou.

Leia também:
Mais um temporal no Sul catarinense
Boa parte do extremo Sul sem energia elétrica
Vendaval causa estragos em Forquilhinha
Sensação térmica de 51 graus em Criciúma

O sol vem ao longo da terça-feira para amenizar os estragos. "O sol vai aparecer ao longo desta terça com temperaturas que ao longo da tarde sobem, o aquecimento diminui um pouco. Deu 38 graus nesta segunda, faz 33 graus nesta terça, diminui um pouco", observou. Mas o Sul não está livre de temporais. "Durante a tarde desta terça teremos novas pancadas de chuva, ainda mal distribuídas, possibilidades de alguns temporais", registrou. "A nuvem que provoca chuvas, trovoadas, é a mesma que traz essas rajadas de ventos", pontuou.

O vento alcançou 79km/h em Criciúma e 50km/h em Araranguá ao longo da tarde. "Na mesma estação em Criciúma, na Unesc, o vento foi de 90km/h no domingo. E teve ocorrências de granizo em Forquilhinha e Nova Veneza também nesta segunda", detalhou. 

Leia também:
Temporal derruba dois pavilhões em Içara
Em Treviso, quedas de postes causam acidentes
Vento derruba armazém na SC-449 em Meleiro
Das nuvens em Balneário Rincão, belas imagens e muitos alertas

Puchalski reforça o alerta, de possível repetição de pancadas de chuva com vento ao longo desta terça. "Tem condições de ter de novo. A temperatura não vai ser tão alta, mas tem calor, com umidade alta, tem condições de ter alguns temporais na região", destacou. "Na quarta a temperatura deve ficar na faixa dos 30 graus, diminui um pouco o calor, tem muitas nuvens pela manhã e vai intercalar com aberturas de sol. Tem chances de aberturas de sol e algumas pancadas de chuva", previu. "Ainda vai ter aquecimento na quinta, na sexta vai dar uma amenizada no calor, especialmente o fim de semana terá temperaturas amenas", antecipou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito