Quando o secretário de Desenvolvimento Econômico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni, iniciou sua palestra no Fórum Amesc do Amanhã, no último dia 14, em Turvo, informou que visitava "um dos três mais organizados do país", referindo-se a Santa Catarina, ele não minimizava as experiências da sua terra de origem, o Espírito Santo. Pelo contrário. A partir de então, as mais de 600 pessoas que lotaram o evento acompanharam uma série de iniciativas exitosas dos capixabas, oferecendo ricas sementes de desenvolvimento.
É com dinâmicas como esta que o Fórum do Amanhã chega ao Balneário Rincão no próximo sábado, 29. Mas é fórum novo, desafio novo, assegura a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parceira da Rádio Som Maior na organização do evento. “A proposta dos fóruns se aprimora. Estamos com as metodologias preparadas e queremos mostrar o conhecimento com base na realidade”, afirma. Afinal, o objetivo é colaborar com ideias para semear alternativas de crescimento, conforme as vocações de cada lugar.
Nada, porém, que encubra as valiosas dicas dos capixabas no evento de Turvo. “Faz 30 anos que o Brasil não investe em estrutura e o mundo não parou 30 anos", lembra Lorenzoni. "Na China tudo começou com infraestrutura, desburocratização e educação, eles colocaram todos em período integral nas escolas", aponta o secretário do Espírito Santo. Para o Rincão, o link é imediato. “Essa última temporada foi muito forte na questão dos eventos. Mas precisamos de um planejamento estratégico para que possamos prosseguir com esse trabalho", aponta o prefeito Jairo Custódio. "Não adianta fazer uma temporada e na outra parar", destaca, convocando a comunidade a integrar os debates e sugerir.
No exemplo do Espírito Santo, a diversificação passa por atração de investimentos no segmento industrial. “Temos que buscar ações que deram resultados a nível nacional e estadual”, destacou Lorenzoni, ponderando sobre as relações com empresas de outros estados, inclusive catarinenes, que foram atraídas para o norte do Espírito Santo.
Confira também - Apostar corretamente é fundamental para o crescimento de uma região
Trazendo para a capacidade atual do Rincão, o Fórum do Amanhã vai alinhar o conteúdo com palestrantes que podem contribuir com o aprimoramento de vocações do balneário. “Tenho certeza de que essas contribuições, a partir dos palestrantes que virão, trarão experiências reais de como é possível transformar em curto espaço de tempo lugares como o Rincão, como o prefeito Jairo já tem feito esse processo, com essas discussões e o levantamento das necessidades das pessoas que lá estarão presentes”, aponta a reitora da Universidade. “O Rincão não é só do Rincão. Pessoas de toda a região vão para o Rincão no fim de semana. Muitas pessoas estão ficando no Rincão pelo planejamento que está havendo”, emenda o prefeito.
Os palestrantes
Se em Turvo o secretário Luiz Fernando Lorenzoni explicou caminhos para atrair investidores, no Balneário Rincão o engenheiro civil João Luiz Demantova terá a oportunidade de apresentar cases que incrementam a vocação natural de cidades balneárias. “Não adianta fazer um projeto muito bem feito para colher os resultados daqui 25 anos. É importante já ir colhendo aos poucos, para que a população entenda e colabore”, comentou o engenheiro na última terça-feira, 25, na Rádio Som Maior, dando o tom do que irá abordar.
Confira também - Uma cidade não consegue crescer sozinha
Demantova é diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região de Balneário Camboriú. A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, vai contar a sua experiência enquanto prefeita de Bombinhas, no litoral norte.
O Fórum Rincão do Amanhã vai começar às 8h de sábado no Mampituba Praia Clube, na Avenida Beira Mar, e é aberto a lideranças e comunidade em geral. O evento contará com transmissão simultânea da Rádio Som Maior e 4oito.