Em 90 dias a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Quarta Linha, em Criciúma, contará com mais um serviço importante, a sala para realização de exames de raio-X. A ordem de serviço para a construção e compra do equipamento, foi assinada pelo prefeito Clésio Salvaro, nesta segunda-feira (1º).
"Mais um serviço importante que o governo municipal viabiliza para a comunidade. A sala terá capacidade para atender até 250 pessoas por dia, que em breve não precisarão mais se deslocar ao centro da cidade para realizar um exame de raio-x", destacou o prefeito Clésio Salvaro.
O investimento na construção e compra do equipamento será de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Júlia Zanatta."É com muita alegria que hoje estou aqui para fazer esse anúncio, para viabilizar a implantação desse serviço que vai melhorar a vida das pessoas", ressaltou a deputada.
Novo protocolo de atendimento
Os moradores da região da Quarta Linha, em Criciúma, a partir desta semana passam a contar com novo protocolo de atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), o Serviço de Demanda Espontânea, lançado também durante a solenidade. Além de consultas por agendamentos, a UBS possui mais uma equipe de enfermagem e um médico exclusivo para atendimentos clínicos sem agendamento prévio, mas com necessidade.
Este é um projeto-piloto, que poderá também ser implantado em outras unidades de saúde do município. "Esse serviço vai atender os moradores de cinco bairros da região da Quarta Linha. O objetivo é ampliar o atendimento clínico e também diminuir o fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento, já que os casos menos graves podem ser atendidos na UBS", explicou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano.
Unidade de saúde passou por reforma
Para implantar o novo protocolo de atendimentos, a UBS Quarta Linha foi restruturada. O espaço foi dividido em dois setores: um para as consultas agendadas previamente e o outro para os atendimentos com demanda espontânea.
"Esta é a primeira UBS a implantar o protocolo do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que autoriza o profissional de enfermagem a prescrever alguns medicamentos em caso de necessidade. Os profissionais que atuam na unidade foram capacitados para aplicar essa nova metodologia", esclareceu a gerente da APS da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Casagrande Velho Mattioli.
---
Colaboração: Janine Limas