O Dia da Família na Escola promovido pela Escola S de Criciúma foi marcado por atividades valorizando a importância de cuidar da saúde mental. Familiares e alunos passaram a manhã deste sábado (15) na instituição e tiveram a oportunidade de participar de uma programação variada, que atendeu a todos os níveis de ensino. O intuito do evento foi fortalecer os laços da escola com as famílias e promover reflexões importantes acerca da temática escolhida para este ano.
Dentre as atividades relacionadas a temática sobre saúde mental, as famílias puderam participar de jogos, oficinas, bingo dos sentimentos, correio das emoções e, ainda, conferir exposições, apresentações de teatro e contações de histórias. A música ficou por conta do coral da Escola S. Para a gerente executiva do Sesi, Senai, IEL – Regional Sul e Litoral Sul, Graziela Branco, o Dia da Família na Escola promove amor, levando mensagens de otimismo e proporcionando um clima leve, que é como devem ser todos os dias na vida do estudante.
“Falar sobre saúde mental é cada vez mais importante e vai ao encontro do programa da Cultura da Paz que temos na Escola S, que estimula que os estudantes tenham acesso a um ambiente leve e estejam saudáveis fisica e mentalmente. E isso só vai ser possível com a união da escola, famílias, professores e alunos”, destacou.
O tema ‘Saúde Mental: relações familiares e escolares’ foi debatido nas atividades realizadas nas unidades escolares da Escola S de todo o Estado de Santa Catarina. Segundo a coordenadora pedagógica e de qualidade educacional Sesi e Senai, Fabiana Matinello Paez, foi uma forma de transformar o ambiente escolar em um espaço de proteção da saúde mental das crianças e adolescentes, em parceria com as famílias.
“É um momento extremamente significativo em que a gente intensifica as nossas relações com as famílias, no sentido de estar mais próximos e conectados. Então a gente sempre planeja estratégias, oficinas e momentos de reflexão muito focados com as temáticas propostas para dialogar com as famílias. Neste evento em especial, falar sobre saúde mental, foi importante para oportunizar experiências emocionais saudáveis para todos”, ressaltou Fabiana.
Evento faz parte do calendário escolar catarinense
O Dia da Família na Escoa está incluído no calendário escolar catarinense desde 2016 por conta da lei estadual nº 16.877, que visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos alunos. Participaram escolas municipais e estaduais, rede privada, além da rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai, com a Escola S), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat).