A solenidade em alusão à data cívica vai contar com a participação especial da Orquestra Municipal, em ato simbólico, realizado em frente à prefeitura. Os urussanguenses são convidados a participar colocando, em frente às suas casas, a bandeira do Brasil ou camisas e tecidos nas cores verde e amarelo.
Sem desfile cívico, sem crianças, grupos, entidades, exército, bombeiros, polícia militar... Sem fanfarra, sem o ritmo cadenciado da marcha. Assim será a comemoração do dia da Independia do Brasil, dia 7 de setembro, em Urussanga. A importante data não terá o colorido habitual ou o som do bumbo, da caixa, do trompete, do saxofone, devido à pandemia causada pela COVID-19, mas será marcada por um ato simbólico realizado em frente ao Paço Municipal, às 9h da próxima segunda-feira, 7.
Segundo a secretária de Educação do Município, Janea Possamai, a solenidade contará com a participação da Orquestra Municipal que executará o Hino Nacional Brasileiro durante o hasteamento à Bandeira. “Não vamos levar às ruas da cidade o tradicional desfile cívico-militar. O cancelamento, como todos já sabem, é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, mas, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, realizaremos um ato simbólico em alusão ao Dia da Independência do Brasil”, explicou Janea.
A gestora da pasta também chama os urussanguenses a participarem mesmo que à distância. “Todos são convidados a prestigiar o ato mantendo o distanciamento e usando máscaras. Os cidadãos ainda podem participar, mesmo que a distância, colocando na janela de sua casa uma bandeira do Brasil, ou camisa verde, ou amarela e, assim, fazer parte deste momento”, destacou Janea Possamai acrescentando que durante a semana da Pátria os alunos das escolas municipais, estaduais e privada farão homenagens, por meio de mensagens gravadas, que serão transmitidas pela Rádio Marconi.