No verão deste ano, a formação de filas quilométricas em trechos da BR-101 têm se tornado cada vez mais comum. Algumas vezes, elas se formam nas proximidades de praças de pedágio, tornando o trânsito lento nos locais. Em janeiro, o senador Esperidião Amin (PP-SC), sugeriu a implantação do sistema de pedágio sem cancelas. "É desumano isso que está acontecendo. Todas essas manifestações de indignação, nós temos que ser portadores delas", diz Amin, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (13).
O ponto de maior preocupação em relação ao trânsito é no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que registrou um grave problema no primeiro semestre de 2024. "Não há uma alternativa para o transporte, um colapso ali, como já aconteceu o maior deles foi em março, abril do ano passado, significa a paralisação do principal eixo rodoviário do Mercosul. Então esse grau de dependência torna essa obra prioritária", conta o senador.
Para a resolução da situação, é estudada a criação de um túnel no local. Porém, a decisão ainda irá passar por um processo longo antes de iniciar sua implementação. "Só teremos a decisão para que o Ministério dos Transportes bata o martelo com a respectiva apuração dos custos na tarifa lá pelo fim do semestre", informa.
Ouça, na íntegra, a entrevista do senador Esperidião Amin: