Criciúma realizou um mutirão para abordagens das pessoas em situação de rua, na manhã desta segunda-feira (7). A ação, que contou com a participação da Secretaria de Saúde e Assistência Social, ocorreu principalmente na região dos trilhos do Bairro Pinheirinho. Ao todo, 25 abordagens foram realizadas, e 11 moradores em situação de rua foram internados voluntariamente.
"A gente iniciou, já no começo do ano, essa questão das abordagens, acolhendo, encaminhando para as comunidades terapêuticas e clínicas de recuperação também, aqueles que estão nas ruas e precisam de fato tratar-se, fazendo o encaminhamento do regresso para aqueles que vieram de outras cidades e aqueles que têm passagem policial", afirma o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Outras instituições de apoio receberam encaminhamentos, como o Centro Pop e a Casa de Passagem. "Para restabelecer ali vínculos familiares, principalmente desses moradores que são aqui da nossa cidade. Então, esse pessoal está lá agora", afirma Vaguinho.
Segundo o prefeito, em pontos onde era comum o encontro de pessoas em situação de rua, agora já não são mais vistas essas pessoas. "Sinal que, de fato, também todo esse trabalho já vem surtindo efeito", aponta.
Durante os serviços, a equipe envolvida também participou da limpeza das áreas. "No bairro Pinheirinho, nós estamos com toda a nossa equipe também de limpeza, fazendo todo esse rescaldo também desses locais, fazendo também a pintura em sinalizações, que também a gente já aproveitou esse momento para fazer isso também", finaliza Vaguinho.
Ouça a entrevista do prefeito, sobre a ação