Ex-funcionários da Carbonífera Próspera planejam se reunir com o presidente Lula em Itajaí, nesta terça-feira, dia 29 de abril. O objetivo do encontro é buscar soluções para os direitos trabalhistas que não foram cumpridos na época da privatização da empresa.
Eli Leopoldo, um dos líderes da mobilização, informou que cerca de três ônibus cheios de trabalhadores e familiares estão organizados para viajar à cidade. Ele destacou a importância de levar as reivindicações diretamente ao presidente, na tentativa de avançar em um impasse que já dura mais de 30 anos. "Já temos um ônibus já lotado e vamos, eu creio que nós vamos levar três ônibus somente dessas famílias que nós temos indo a Itajaí para lá buscarmos, representarmos a nossa classe e buscar os nossos direitos." Disse Eli.
A mobilização envolve cerca de 1.500 pessoas em Santa Catarina e até 10.000 no Brasil. "Estamos tentando resolver isso administrativamente, não precisar de outra lei ou de outra PEC, porque isso a lei já abrangia, o artigo 2 da lei 88794, no seu artigo 2 já dava concessão para todos." Comentou Manuel da Silva Guimarães.
Ouça, na íntegra, entrevista com Manuel da Silva Guimarães e Eli Leopoldo: