Não há previsão para a retomada de voos comerciais no aeroporto de Forquilhinha. A informação pertence ao Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ao falar sobre o Plano Aeroviário de Santa Catarina (PAESC) entregue ao governador Jorginho Mello, nesta segunda-feira (04), em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior, nesta terça-feira (05). A gestão do aeroporto foi transferida para o município, que planeja buscar parcerias com empresários para uma administração privada. "Atualmente, não é possível retomar os voos comerciais porque a outorga do aeroporto ainda está sob a responsabilidade do estado. Para que isso aconteça, é necessário que haja uma formalização da concessão que deve ser feita pelo Estado", salientou.
O plano aeroviário nacional, inclui visitas a todos os 21 aeroportos do estado, exceto os quatro já concessionados. O planejamento analisa os aspectos socioeconômicos e as demandas regionais para identificar a vocação de cada aeroporto, tanto para carga quanto para aviação geral. Parte do plano inclui a outorga de três aeroportos privados – Rio Negrinho, Pinhalzinho e Itapiranga – como parte do processo de privatização.
Ouça na íntegra o que disse o Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior: