O Hospital Regional de Araranguá ficou em primeiro lugar em um estudo feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram avaliados 21 hospitais de vários estados, sendo nove de Santa Catarina, com perfis semelhantes de atendimento, e a unidade ficou na liderança em eficiência, com dados acima da média.
Ao longo de 2024, o hospital foi tomado também como referência em gestão, de acordo com o diretor geral da unidade, Dr. Kristian de Souza. "O ano de 2024 foi muito positivo. Nós tivemos, antes desse estudo, a visita da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, que veio ver como acontecia a nossa gestão. O que os motivou foi a predição que nós apresentamos com um gasto baixo, na avaliação deles. Foi muito positivo. Inclusive, eles ficaram surpreendidos também com a qualidade do serviço, e não só pela eficiência", explica.
O gestor da unidade hospitalar também falou de como se sente com a avaliação e o significado dos resultados apresentados. "A gente ficou muito feliz. É uma chancela de que, além do atendimento com qualidade e toda a recuperação do hospital, que estava abandonado, precarizado, agora o estudo mostrando que a gente realmente tem responsabilidade com o dinheiro público e que a gente entrega, além do bom serviço, com bastante economicidade."
Ouça a íntegra da entrevista do Dr.Kristian de Souza ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: