Os prefeitos dos municípios de Içara, Pedras Grandes e Criciúma estão em Brasília nessa terça-feira (11). Embora cada um dos parlamentares tenha a sua agenda particular na Capital Federal, a razão principal da presença dos três é a mesma. Eles foram receber o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização por suas respectivas cidades. A premiação é promovida e concedida pelo Ministério da Educação, e tem por objetivo alfabetizar as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental.
A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, conta como se deu a conquista do recebimento do selo, com o melhor índice entre as cidades catarinenses premiadas. "Há um conjunto de esforços em prol da alfabetização. O conjunto de esforços da Secretaria de Educação, envolvendo, comprometendo os profissionais e as pessoas em prol dessa fase que é tão importante na vida da criança, que é o processo de aprender a ler, de forma que realmente envolva a criança, realmente é um destaque. É muito bacana poder ter esse reconhecimento", afirma.
Agnaldo Filippi, prefeito de Pedras Grandes, ressalta a importância de fazer investimentos para o cumprimento das metas. "A gente vem fazendo investimento na parte física, na infraestrutura do nosso sistema escolar, que, juntamente com a Torre de Pisa, importa em quase dez bilhões de reais ao longo desses últimos três anos. Claro, objetivando melhorar os nossos índices relacionados à educação. A alfabetização é um, então, somos o segundo melhor desempenho da região, e o trigésimo no Estado de Santa Catarina. Também no IDEB subimos 1,2 pontos percentuais. Essa é a nossa meta, o nosso foco", explica.
O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, fala sobre os fatores pelos quais Criciúma recebeu o selo. "Esse prêmio, na realidade, é de todos os nossos professores, alfabetizadores. Foram eles que, na realidade, lá na ponta, conseguiram desempenhar e seguir à risca todos os requisitos que vem justamente nesse pacto, nesse compromisso nacional com a alfabetização. Foram três os principais critérios que nos levaram a conseguir esse selo: O primeiro, a formação dos professores. O segundo, a ampliação dos alunos em tempo integral em sala de aula. E também a criação dos cantinhos de leitura, que é o espaço para onde os alunos são levados para serem já estimulados a fazerem as leituras e, naturalmente, consequentemente também alfabetizando-se por conta disso", comenta.
Ouça na íntegra as entrevistas dos prefeitos de Içara, Pedras Grandes e Criciúma ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: