O Hospital São José de Criciúma realizou na última semana, a quinta captação de órgãos do ano. O doador foi um homem de 52 anos, que sofreu um infarto seguido de parada cardíaca, evoluindo para morte encefálica.
Com autorização da família, que também consentiu a divulgação da doação, foram captados órgãos que poderão transformar a vida de diversos pacientes que aguardam na fila por um transplante.
A entrevista familiar e acompanhamento de todo o processo foi conduzido pelas enfermeiras da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do HSJosé, Renata Mendes Machado e Roseli Canella. A coordenação da sala cirúrgica foi realizada pelas mesmas enfermeiras e por Thais Medeiros. Os cirurgiões responsáveis pelo procedimento de explante foram o Dr. Vitor Tafarello e a Dra. Tainara Gonçalves Pereira.
"A doação de órgãos é um gesto de amor que transcende a dor e transforma o luto em esperança. Cada captação representa uma nova chance para quem espera por um transplante. Agradecemos imensamente à família pela generosidade, paciência e empatia em um momento tão delicado", finaliza a enfermeira da CHT, Renata Mendes Machado.