Após o acidente que chocou Santa Catarina no Morro dos Cavalos, em Palhoça, o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e deputado estadual Júlio Garcia, apontou que a situação pode ser vista como uma oportunidade de ser um ponto de partida para uma mudança no trecho.
"O Morro dos Cavalos é sempre uma região de muito problema. Choveu forte, o Morro dos Cavalos requer atenção redobrada. E esse acidente foi um acidente inusitado, um acidente completamente diferente de tudo que já aconteceu no Morro dos Cavalos e trouxe a preocupação geral. Nós temos que aproveitar o problema e transformá-lo numa grande oportunidade", aponta o deputado, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Para o deputado, o começo das obras passa por uma decisão política, do governo estadual e do governo federal. "Os governos federal e estadual não precisam nem brigar pelo assunto. O governo estadual pode fazer a lateral, como uma obra, uma rodovia estadual alternativa, que facilitaria muito o deslocamento para aquelas praias. E as duas são obras que podem ser complementares. Uma no estadual não depende do governo federal e o governo federal não depende do governo estadual. Basta que os dois tenham vontade política e realizem as obras", aponta Garcia.
Segundo Júlio Garcia, a obra já proposta do túnel é a solução mais viável para o Morro dos Cavalos, por já ter um projeto apresentado. "Estaria mais próximo da sua realização e que não depende também de orçamento, basta uma negociação ou com a atual concessionária ou num novo processo de concessão", avalia.
Ele ainda fala sobre a duração das obras e não ilude a população, que espera uma solução rápida para o problema. "Nenhuma solução, nenhuma nem outra, é obra para ficar pronta em um ano, dois anos. No caso da via alternativa, ela não tem nem projeto ainda e não existe contratação de projeto. Então são obras que demoram. E o túnel é uma obra também demorada. Temos que ter isso em mente para não iludir a população", informa.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado Júlio Garcia: