O deputado estadual Mário Motta (PSD) se reuniu, em Brasília, com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, nessa quinta-feira (24). No encontro, Motta apresentou um relatório, onde foram identificados 27 pontos de risco de deslizamentos na rodovia, que podem causar problemas como os ocorridos em 2024 e em 2022.
"Estou preocupado em resolver o problema do Morro dos Cavalos, mas me preocupa mais, não é nem se vão cair novos barrancos, mas quando isso vai acontecer. Infelizmente", revela o deputado, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
No encontro com Anastasia, Mário Motta buscou também as causas do bloqueio da via em outras duas oportunidades. "Nós encaminhamos, pelo gabinete, uma representação para apurar possíveis responsabilidades com relação aos deslizamentos que aconteceram em abril de 2024 e em dezembro de 2022 no Morro dos Cavalos", destaca Motta. "O ministro nos prometeu tomar providências o mais breve possível com o intuito de cobrar da Arteris e da ANTT ações efetivas, porque agora sim, rememorando, temos 27 pontos de risco só no Morro dos Cavalos, do trevo da Enseada de Brito até a ponte do rio Maciambú. 27 pontos de riscos, Dois deles já desceram, são os que vieram abaixo e bloquearam a rodovia por mais de 50 horas. Os outros 25 estão lá para cair a qualquer momento", complementa.
Dos 27 pontos incluídos no contrato, 21 foram classificados como risco 0 (quando o local está estabilizado, sem oferecer perigo para o tráfego) e 1 (o local encontra-se com ocorrência em estágio inicial, sujeito à intervenção a longo prazo – em até 5 anos). Na época, entre os referidos pontos, o 41 foi considerado como de risco 0, e o 28 de risco 1, justamente os locais onde ocorreram os deslizamentos em 2022 e 2024.
Ao término da entrevista, o deputado revelou um acordo positivo com o ministro. "Assim que ele estiver em mãos, e deve estar sendo concluída a avaliação técnica com engenheiros do Tribunal de Contas, ele fará essa cobrança imediata à ANTT, ao DNIT, ao Ministério dos Transportes, e efetivamente à Arteris Litoral Sul", finaliza o deputado.
Reunião com o ministério dos transportes
O deputado Mário Motta também participou da audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, na quarta-feira (23). O encontro abordou outra situação urgente do Morro dos Cavalos, a construção dos túneis ou do anel de contorno, encarados como a solução definitiva para os problemas. O parlamentar enalteceu a união de forças da representatividade política do estado para buscar respostas para a demanda.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado: