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[Áudio] Morro dos Cavalos: "Nossa solução é a com mais rapidez, economia e segurança", diz Ricardo Grando sobre contorno

Proposta foi autorizada pelo ministro dos transportes, Renan Filho, em reunião nessa quarta (23)

Por Davi Brabos 24/04/2025 - 10:16 Atualizado há 2 horas
Foto: Eduardo Valente/Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom

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Durante a reunião dessa quarta-feira (23), com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e parlamentares catarinenses, o governo do Estado de Santa Catarina apresentou a proposta alternativa à construção de túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça. A nova ideia é a criação de um contorno viário com 5,2 quilômetros de extensão. O projeto foi detalhado pelo secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, que participou do encontro ao lado do governador Jorginho Mello.

"Na segunda-feira após o acidente, o governador Jorginho Mello nos encomendou um estudo para que a gente pudesse propor uma condição alternativa aos túneis", diz Grando, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta quinta-feira (24). Para ele, a proposta do contorno é a mais viável para a rodovia. "Nós temos absoluta convicção que a nossa solução é uma solução com mais rapidez, com mais economia e com absoluta segurança”, destaca. Segundo Grando, o projeto prevê a saída da pista à direita, nas proximidades da área indígena, no sentido sul-norte, com reentrada na BR-101 na altura do acesso à Praia do Sonho. 

O custo estimado da obra é de R$ 291 milhões, valor que representa uma grande diferença, em relação aos aproximados R$ 2 bilhões, previstos para o túnel. "Quando você fala em R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões, é um custo, obviamente, absolutamente elevado. O túnel seria uma obra com um prazo de execução bem mais longo”, comparou o secretário.

A obra

A proposta do contorno prevê duas pistas no sentido Florianópolis-Criciúma, com acostamento externo de três metros e interno de 1,2 metros. Já no trecho existente da rodovia, a intenção é transformá-lo em três pistas no sentido contrário (Criciúma-Florianópolis), também com acostamentos. “Obviamente, vai permitir um maior fluxo. A condição de segurança é porque, no caso de qualquer ocorrência, a gente não teria mais o fechamento total dessa BR”, explicou Grando.

Sobre a execução da obra, o secretário adiantou que já existe um estudo prévio com definição de traçado e topografia. “A partir de hoje, nós vamos tomar providência para a contratação do anteprojeto de engenharia”, revela.

O governador Jorginho Mello também se colocou à disposição para colaborar com a execução. “Se houver a possibilidade ou a necessidade do governo de estado participar para solucionar o problema, a gente estaria disposto, inclusive, a participar financeiramente da obra”, afirmou Grando. O projeto ainda será analisado pelo DNIT e pelo Ministério dos Transportes. A intenção do governo catarinense é oferecer uma alternativa viável técnica e financeiramente à proposta dos túneis.

Ouça, na íntegra, a entrevista do secretário:

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