Moradores de Criciúma e de diversas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram surpreendidos, na noite de quarta-feira (23), por um meteoro de grande proporção que cruzou o céu com brilho intenso e provocou um estrondo em várias regiões. O fenômeno, classificado como um bólido, foi confirmado pelo geólogo do Parque Astronômico Municipal de Criciúma, Maurício Fenile. “Foi um meteoro muito especial, um bólido, que passou com muita energia e velocidade. Ele aquece ao entrar na atmosfera, gera altas temperaturas e proporciona aquele show de luzes e cores que muita gente viu. O som que se seguiu indica que ele estava relativamente próximo e pode ter deixado fragmentos no caminho”, explicou.
O especialista acredita que, se fragmentos resistiram à entrada na atmosfera, eles podem ter caído entre Criciúma e Torres, no litoral norte gaúcho. Apesar do susto, o geólogo reforça que não há risco para a população. “A maior parte se desintegra no ar. Os pedaços que eventualmente chegam ao solo são pequenos, sem capacidade de causar danos", salientou.
O fenômeno coincidiu com o período da chuva de meteoros Lirídeas, mas, segundo Fenile, a magnitude e os efeitos físicos desse bólido tornam o caso excepcional.