Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Saúde e Bem Estar

((AÚDIO)) O impacto do estresse e dos hábitos no desenvolvimento do bruxismo

Especialistas alertam para a importância de identificar as causas do bruxismo e adotar medidas para evitar danos aos dentes e melhorar a qualidade de vida.

Por Maryele Cardoso 05/02/2025 - 18:51 Atualizado há quase um minuto

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O bruxismo, caracterizado pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, é um distúrbio comum, muitas vezes associado ao estresse e à ansiedade. Esse comportamento pode ocorrer principalmente durante o sono e, quando não tratado, causa danos aos dentes, dores na mandíbula e desconfortos musculares. A especialista em Endodontia, Dra. Ana Elise Colle, destaca que o bruxismo não deve ser encarado como uma doença, mas sim como um comportamento que pode ser modificado. “Como qualquer outro hábito, o bruxismo precisa ser ressignificado. A pessoa precisa mudar esse hábito, e uma dica é espalhar bilhetinhos pela casa lembrando de relaxar a mandíbula”, sugere.

 

Além dos fatores emocionais, como o estresse, outros elementos, como o consumo excessivo de café, também podem agravar o problema. Dra. Ana Elise explica que o bruxismo pode ser desencadeado por uma série de fatores e que, embora todos tenham um pouco de bruxismo, a análise cuidadosa do paciente é essencial para identificar a causa. “Existem muitos fatores que podem causar esse comportamento, e um deles é o consumo excessivo de café, que pode aumentar esse problema”, afirma.

 

Confira a enrevisa completa no programa Cá Entre Nós:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito