Em um mundo cada vez mais digital, onde as telas dominam nossa atenção, encontrar tempo e disposição para ler um livro pode parecer um desafio. De acordo com a especialista em Letras, Beatris Pizzoni de Freitas, a tecnologia nos mantém cronicamente online e nos acostuma a consumir informações prontas, tornando a leitura um processo mais difícil para muitas pessoas."Quando aprendemos a ler na infância, lembramos o quanto gostávamos de decifrar tudo ao nosso redor: placas, rótulos, embalagens. Mas, com o tempo, a distração proporcionada pelo celular nos afasta desse hábito", explica Beatris.
A facilidade de abrir um vídeo curto no TikTok ou assistir a um Reels enquanto esperamos um ônibus, por exemplo, faz com que a leitura acabe ficando de lado. "Atualmente, é muito mais fácil pegar o celular do que parar para ler um livro. A rapidez com que recebemos informações curtas torna mais difícil desenvolver o hábito da leitura", complementa.
A especialista ainda comenta que existem algumas estratégias para tornar a leitura prazerosa e assim construir o hábito de desconectar e sem envolver na literatura. O primeiro passo é se autoconhecer. "Se vou escolher um filme e tenho medo de terror, não vou optar por esse gênero. O mesmo vale para a leitura: é importante começar com estilos que nos fazem bem, que nos trazem conforto e satisfação."
Outra estratégia é não se cobrar e deixar fluir. Encontrar o momento ideal para a leitura, também faz a diferença. "Não precisa ler um livro inteiro de uma vez. Comece com cinco minutos por dia, antes de dormir ou enquanto toma café da manhã, depende se você é uma pessoa diurna ou noturna. Aos poucos, esse tempo pode aumentar naturalmente.", explica ela.
Confira a entrevista completa no Programa Cá Entre Nós