A Rede Municipal de Educação de Criciúma possui mais de 20,3 mil alunos. Quando as aulas retornarem, metade deles irão para as escolas, enquanto os outros 50% estudarão de casa, online. Na semana seguinte, isso se inverte.
A forma híbrida é a forma encontrada pela Secretaria Municipal de Educação para cumprir os protocolos exigidos, principalmente o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos. Tudo isso está sendo organizados pelo Comitê Municipal para a implementação e operacionalização do
regresso dos estudantes às atividades educacionais presenciais e não presenciais, nas unidades escolares, do Município de Criciúma.
As aulas estão previstas para retornarem no dia 12de outubro, conforme portaria do Governo do Estado. “Montamos o comitê que organizou um plano de gerenciamento do retorno das aulas a nível municipal e dentro deste plano as escolas vão organizar os seus protocolos de retomadas das atividades presenciais”, explica a secretária Municipal de Educação, Cristiane Fretta.
Cumprimento dos dias letivos
O ano letivo prevê 800 horas, o que será cumprido devido às aulas online desde a suspensão das aulas devido à pandemia. “Estamos conseguindo organizar esta quantidade de dias. As aulas de 2020 terminarão em 14 de dezembro porque estamos fazendo online por meio da plataforma e quem não tem acesso está retirando impresso nas escolas”, cita.
Cristiane fala ainda que há uma busca ativa pelos alunos que não participam das aulas online e nem retiram o material. “O gestor faz o contato com as famílias e quando não consegue contato, a assistente social da Secretaria de Educação vai na casa para que faça todos os encaminhamentos para que ele vá nas escolas”, fala.
Cristiane diz que o ano que vem será diferenciado. “Teremos vários projetos para que a gente consiga uma educação de excelência. Estamos trabalhando na criação do currículo complementar para 2021”, completa.