A Secretaria de Estado da Educação (SED) está implementando um importante instrumento em toda a rede estadual de ensino. A Avaliação Institucional da Secretaria de Estado da Educação é uma aplicação inédita e inovadora, que tem como objetivo identificar áreas carentes de investimento institucional e apontar os setores que requerem melhorias.
Os professores, os alunos com seus pais e as equipes técnico-administrativas das escolas irão ajudar a secretaria a direcionar melhor estes recursos, respondendo um questionário on-line disponível no site da secretaria. As perguntas são sobre políticas pedagógicas, clima organizacional, infraestrutura e políticas de gestão, ou seja, contemplam múltiplas dimensões do cotidiano escolar, sob o ponto de vista de quem mobiliza a Educação no Estado de Santa Catarina, da sala de aula à gestão e às famílias.
"Para nós é um instrumento indispensável para avaliar caminhos. Nela participam os alunos, as famílias, os professores, equipe administrativa para que a gente possa ter em mãos indicadores que poderão nos mostrar que ações e que políticas públicas nós precisamos estar desenvolvendo nas nossas escolas. É uma avaliação muito objetiva, tem muito o chão de escola, a rotina da escola", afirma a gerente regional de Educação, Ronisi Guimarães.
Com as respostas, a SED irá aprimorar seu planejamento de investimentos e manter um registro semestral consistente e confiável, a partir de informações geradas pela comunidade escolar. A avaliação ficará aberta até o dia 7 de julho.