Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Baja Satc encara mais uma competição

Etapa Sul ocorre na cidade de Caxias do Sul 

Por Redação Criciúma, SC, 10/11/2022 - 19:32
Foto: Divulgação/ Satc
Foto: Divulgação/ Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O desafio é contra os melhores do Sul do Brasil e, mais uma vez, a equipe Baja Satc estará brigando entre eles. A turma dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da UniSatc encara mais uma competição do Baja SAE Brasil, etapa Sul. O evento, que inicia nesta sexta-feira (11), segue até segunda-feira (14) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

"Estamos confiantes. Nosso carro está mais competitivo e vamos brigar pelos primeiros lugares", afirmou o piloto do Baja Satc, Marlos Dagostin Patrício. Para a prova, os acadêmicos trabalharam muito na preparação de um carro mais resistente e competitivo.  

Conforme o capitão da equipe, Hórus Guimarães Luciano, a participação na etapa nacional, em abril deste ano, trouxe problemas e fez com que o grupo ajustasse o veículo off-road. "Fizemos mudanças na suspensão, transmissão, em alguns pontos onde tivemos problemas no nacional. Esse foi um dos carros mais testados na história do Baja", ressaltou o capitão. 

A etapa na UCS reunirá as principais equipes dos cursos de Engenharia Mecânica do Sul do Brasil. Do time da UniSatc participam nove acadêmicos e três professores. "Mais uma vez estaremos competindo, apresentando o trabalho que é feito pela equipe. E, nesta etapa, levaremos um carro mais competitivo", explicou o coordenador do projeto Baja Satc, professor Adelor Felipe da Costa. Junto com ele, viajam ainda os professores Clauber Marques e Douglas de Medeiros.  

Competição terá provas de resistência e apresentação de trabalhos 

De sexta até segunda-feira, a equipe Baja Satc participa de uma série de provas dentro da competição. Elas envolvem tanto a parte científica, com a apresentação de projetos sobre as áreas de segurança e estática, por exemplo, como as provas práticas. 

No domingo, o carro será submetido a testes intensos que vão avaliar a aceleração, frenagem e velocidade. "Também vamos participar de provas para testar a suspensão, passando por uma área com muitos obstáculos", comentou o capitão Hórus.  

O maior desafio é na segunda-feira (14), quando ocorre o enduro. Serão quatro horas de prova, sem parada, por um percurso que é, geralmente, feito com vários obstáculos, justamente para testar a resistência dos carros e a habilidade dos pilotos.  

"Nós testamos muito o carro. Isso permitiu que eu, como piloto, conheça mais o veículo, saiba o que posso ou não fazer. Isso dá mais confiança na direção", explicou Marlos.  

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito