Com 23 quilômetros de extensão, Balneário Gaivota exibe 49 praias ao decorrer de sua costa. Além da exuberância marítima, o município é conhecido pelas dunas e, principalmente, pelas passarelas, que se tornaram o cartão-postal da praia. Se destaca pela maior orla de Santa Catarina e possui cerca de 15 lagoas em seu território. Para 2022 e 2023, o calendário de programação está recheado e promete superar os anos anteriores.
“A gente está com uma expectativa bem alta. Mesmo com a pandemia, ano passado já deu bastante gente, porém a gente não podia fazer muitos eventos. Esse ano, como está liberado, a gente quer dar uma caprichada a mais nos eventos. E acredito que a gente vai receber ainda mais turistas”, destaca Lara de Matos Monteiro, que trabalha na Secretaria de Administração.
Com uma população fixa de 15 mil habitantes, Gaivota tem um aumento de mais de 500% na alta temporada. Cerca de 100 mil pessoas residem no município durante o verão. Mas esse crescimento expressivo não é a toa. Para encantar os turistas, os pontos, paisagens e locais para ficar com a família são muitos. Hoje, a mais famosa é a nova passarela central, que deu um novo ar para a orla.
“Ela é toda iluminada, linda mesmo. Várias passarelas bonitas pras pessoas tirarem fotos e passear”, comenta Lara. “Além dessa, tem a Lagoa de Fora que tem uma praça bem bonita com uma passarela que entra dentro da lagoa, dá para andar de jet ski, tem parquinho para as crianças, é um lugar que dá para passar o dia, assar carne…”, acrescenta.
Grande parte dos locais são próprios para banho. Ao decorrer dos 23 quilômetros de extensão, o balneário oferece 49 pequenas praias. As mais famosas delas são Turimar, Vilage, Lagoinha, Areias Claras e Ouro Verde, além, é claro, do Balneário Gaivota, no Centro da cidade. Mas não são estes os únicos destinos dos turistas nos dias de calor, as lagoas que o município oferece são tão famosas quanto.
“A Lagoa Cortada é outra lagoa bem bonita também, que as pessoas podem passar o dia. Tem a Lagoa da Tapera, que também é um lugar bem bonito para passar o dia, pras crianças brincar, tomar banho nas lagoas...”, sugere Lara.
Florianópolis, SC | 251 km | 3 horas 6 minutos |
Criciúma, SC | 75,0 km | 1 hora 6 minutos |
Porto Alegre, RS | 226 km | 2 horas 40 minutos |
Curitiba, PR | 531 km | 6 horas 42 minutos |
Além de belos cenários naturais e espaços ao ar livre para encantar os turistas, a infraestrutura da cidade também é preparada para receber bem o público. No Centro, a nova passarela vem acompanhada de destinos gastronômicos conhecidos por encherem a Avenida Beira Mar, e pousadas e hotéis disponíveis para quem vem passar apenas alguns dias.
“A gente tem vários restaurantes, pubs, bares, na rodovia que dá acesso à praia. Temos pousadas maravilhosas como a Magia da Sereia, ou a Pousada Dona Mônica, e várias outras menores..., mas muitas pessoas alugam casas para a temporada, porque, na verdade, a gente vive disso: do turismo”, destaca Lara.
E, para acompanhar a longa lista de programação esportiva, o município também oferece arenas de beach tennis, vôlei e futevôlei ao ar livre. “A gente tem campeonatos de surf, bodyboard, corrida, carros antigos, aula de ginástica à beira-mar, zumba, e o campeonato praiano de futebol e futsal. Atrações muito legais, em que o pessoal vem e torcem bastante pelos times que se inscrevem”, comenta.
A abertura de Natal de Gaivota aconteceu no último domingo (27). No evento, foram acesas as luzes de natal, agora, a beira-mar está toda decorada e iluminada a espera dos turistas. No dia 18 de dezembro acontece o Natal Solidário, com entrega de presentes pelo Papai Noel às comunidades mais carentes.
No fim do mês, a cidade completa 27 anos e é mais um motivo de comemoração. No dia 29 de dezembro, o município oferece uma festa de aniversário com shows, um bolo de 27 metros, apresentações culturais e muito mais. Tudo isso na área da passarela Central de Balneário Gaivota.
Para fechar o ano, no dia 31 o réveillon de Gaivota terá queima de fogos e shows. Segundo Lara, o evento sempre conta com muitas pessoas, mesmo no ano de pandemia. No primeiro ano pós Covid-19, a expectativa é de que seja ainda mais movimentado. Em 2023, ao longo de janeiro, serão realizados shows semanais todas as quintas-feiras.