Barra Velha poderá passar a pertencer completamente ao Rincão. Atualmente, parte da comunidade está localizada em Araranguá, mas há o desejo por parte de vereadores e da população de que este trecho seja transferido para o Balneário.
Ainda nesta quarta-feira, 12, foi realizada uma reunião entre vereadores de ambos os municípios para discutir sobre o assunto. De acordo com o presidente da Câmara do Rincão, Ademar Darolt, o assunto será levado aos moradores da comunidade araranguaense.
“Ficou definido que no dia 28 deste mês haverá uma audiência pública na Barra Velha, com todos os cuidados por conta da pandemia. Iremos convidar a comunidade para ouvi-la”, pontuou Ademar.
O vereador ressalta ainda que há uma grande reivindicação por parte da comunidade para que esta seja totalmente integrada ao Rincão. Isso porque, mesmo ficando em Araranguá, o trecho é atendido pelo Balneário no quesito água, energia e saúde.
Por outras vezes já foi tentando fazer essa transição da Barra Velha de um município para o outro. Alguns entraves, no entanto, fizeram com que o assunto não andasse dentro e fora da Câmara. A expectativa, agora, passa a ser outra.
“É discutida essa questão histórica e sentimental, mas se a questão histórica da Barra Velha fosse tão importante, não estaria abandonada por Araranguá há muitos anos, que é negligente e não atende a barra”, destacou o presidente da Câmara araranguaense, Diego Pires. “Se o povo da Barra Velha quer passar a ser do Rincão não vejo problema algum”, completou.