A noite desta segunda-feira (7) chegou sem energia elétrica em casa para muitos moradores de municípios do Sul de Santa Catarina. Somente na área de cobertura da Celesc, há mais de 77,8 mil unidades consumidoras desabastecidas em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul e Criciúma. Há, ainda, os milhares de casos envolvendo cidades atendidas por cooperativas de energia onde também foram inúmeros os estragos resultantes dos ventos fortes registrados ao longo da tarde.
Uma torre de energia da Celesc sofreu avarias em Maracajá, por conta da força do vento, e deixou sem abastecimento ainda as cidades de Meleiro, Morro Grande, Turvo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Ermo, Passo de Torres e partes de Forquilhinha e Nova Veneza.
O problema maior está em Araranguá, onde praticamente a cidade inteira está às escuras. São 32.655 unidades sem energia até às 21h desta segunda, restando apenas 1.794 unidades abastecidas. Quase a totalidade de Balneário Arroio do Silva também está desabastecido. São 14.091 unidades desligadas, diante de 100 com energia. Em Sombrio estão sem energia 13.871 unidades, enquanto 367 contam com o serviço. Em Balneário Gaivota há 12.168 unidades desligadas, com 79 atendidas. Em Santa Rosa do Sul, 4.259 unidades não contam com energia, enquanto 90 contam.
A proporção é menor em Criciúma, onde há 713 unidades sem energia, a maioria na região agrícola, no Bairro Quarta Linha e arredores, enquanto as demais 82,7 mil estão atendidas.