Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bombeiros realizam treinamento de salvamento em altura

Cerca de 50 bombeiros participaram do curso em Timbé do Sul

Redação Timbé do Sul, SC , 29/06/2024 - 09:21 Atualizado em 29/06/2024 - 09:25
Foto: Edna Schmitz/CBMSC
Foto: Edna Schmitz/CBMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã desta sexta-feira (28), aproximadamente 50 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram de um Treinamento Operacional Mensal (TOM) no Poço do Violão, em Timbé do Sul. O tema desse mês foi "Treinamento de salvamento em altura", dividido em três oficinas destinadas a aprimorar as habilidades dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O objetivo principal do treinamento foi preparar os bombeiros para lidar com uma variedade de emergências. O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° BMM, enfatizou a importância desses treinamentos para manter a equipe preparada para qualquer situação que demande habilidades específicas. "Essas práticas não apenas mantêm a habilidade técnica dos bombeiros, mas também reforçam a prontidão do CBMSC em responder os mais variados tipos de emergências", frisou.

Entre as oficinas realizadas, destacam-se:

Rapel em Cachoeira com Troca de Cabo: esta oficina focou na habilidade de trocar o cabo durante a descida em rapel, simulação para superar algum tipo de dificuldade durante resgates em ambientes de cachoeira.

Rapel Guiado pelo Sistema de Tirolesa: utilizando este sistema, os bombeiros aprenderam a descer de forma controlada enquanto são guiados por um ponto de ancoragem superior, adequado para descidas em ângulos desafiadores.

Içamento de Maca em Paredão com Uso de Redutor de Força: a atividade reproduziu o cenário onde uma vítima está distante de pontos acessíveis e é fixada em uma maca, realizando a subida da mesma, fazendo o içamento de forma que ela suba quase que como uma tirolesa, só que de baixo para cima e estabilizada. Nesse caso é utilizado um mecanismo de redutor de força. 

---

Colaboração: Edna Schmitz

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito