Uma nova cepa da Covid-19, a BQ.1 - subvariante da Ômicron -, traz um alerta à população quanto ao aumento das infecções. No Brasil, já há casos confirmados e, por isso, os cuidados devem continuar indispensáveis. A variação já foi registrada, no país, no Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
"O que nós temos observado na prática, nestas últimas semanas, é que houve um aumento nas infecções respiratórias, tipo gripe, com dor de garganta, cabeça e tosse. É muito difícil, hoje, nós pedirmos um exame de Covid-19. Talvez em função dessas mudanças de temperaturas e aglomerações que aconteceram, também, durante as eleições", explica o pneumologia Renato Matos.
O aumento, novamente, de infecções, é percebido por profissionais de saúde. "Uma coisa interessante é que nós usamos como parâmetro da circulação de vírus, o percentual de positivos em relação ao total de exames que são realizados. Interessante que eu liguei para uma colega que trabalha em um grande laboratório aqui e nós estavámos na faixa de 5% em meados de outubro e, agora, estamos com 44%", detalha o especialista.
Para Matos, neste momento, existe uma 'nova linha dq Covid-19'. "As pessoas achavam que a pandemia já havia indo embora, muitas pararam na segunda dose da vacina, algumas não fizeram nenhuma. O principal, agora, é colocar os imunizantes em dia. Principalmente, aquelas pessoas que já têm alguma imunossupressão", frisa.
O médico ainda reforça que pessoas idosas também devem ter uma atenção especial à vacinação, muito embora "as doses de reforço já são liberadas para maiores de 18 anos", complementa. O pneumologista ainda pede que caso o paciente tenha sintomas gripais, se possível, faça o teste. "Não existe nenhum tratamento específico, evidente, mas se sei que estou com Covid-19, eu vou ter cuidados adicionais", finaliza.
Sintomas da Covid-19:
Mais comuns
- Coriza
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Fadiga
Outros sintomas
- Espirros
- Tosse
- Febre
- Dores no corpo e mal-estar
- Perda de olfato/paladar
- Falta de ar
- Diarreia
- Calafrios
- Gripe