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BR-101: Balança exclusiva no país segue operando em Araranguá

ANTT aguarda por orientações após a concessão do trecho sul da rodovia à iniciativa privada

Por Denis Luciano Araranguá, SC, 27/02/2020 - 18:50 Atualizado em 27/02/2020 - 18:51
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Poucos quilômetros separam a balança da BR-101 em Araranguá da futura praça de pedágio que será instalada no município, como parte da concessão do trecho sul da rodovia, entregue à iniciativa privada no leilão da última sexta-feira, 21. A CCR, concessionária dos 220 quilômetros de rodovia entre Paulo Lopes e o extremo sul catarinense, terá o direito, também, de explorar outros pedágios em Laguna, Tubarão e São João do Sul.

A balança está na altura do quilômetro 422. A futura praça de pedágio, no limite com Maracajá, no 408. São 14 quilômetros de diferença e essa balança deverá mudar de status com a nova gestão da rodovia.

"Sim, com o processo de concessão da BR-101 Sul, a balança de Araranguá vai passar do Dnit para a nossa competência", informa o coordenador de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Santa Catarina, Daniel Krauze. "Essa balança está aferida pelo Inmetro, ela funciona efetivamente em modo educativo, ela tem uma peculiaridade, está sendo utilizada como laboratório nacional de testes", observa.

Em parceria entre o Dnit e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a balança testa um sistema tecnológico de pesagem dos veículos, sem a necessidade de parada dos mesmos na balança física. "A balança opera mas não autua. Ela tem tecnologia que pesa os veículos em alta velocidade, por isso os sensores ali colocados, pouco antes do local da balança", explica Daniel. "Esse sistema ainda está em fase de testes, mas é um pioneirismo nacional. É uma nova tecnologia que dinamiza o trãnsito, pois os veículos e caminhões não precisam parar, e esse ciclo de estudos é voltado para todo o Brasil", aponta.

Mas ainda não há orientações sobre o uso efetivo da balança com a concessão em vigor à CCR. "Não temos as diretrizes específicas que ocorrerão ainda, quando a concessão iniciar, até por essas características, de ser um local de testes. Dada a necessidade pelo Plano de Exploração da Rodovia, tem que ter a certificação das balanças. No sentido sul tem que ter uma balança, no sentido norte também, essa do sentido norte será no trecho gaúcho da BR-101, em Terra de Areia, onde a balança já existe", complementa.

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