O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson de Andrade, confirmou em entrevista ao programa Adelor Lessa que estão em condições de entregar a BR-285 em março. O prazo havia sido estabelecido em visita técnica do Governo Federal intermediada pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB) em agosto de 2023.
Segundo o superintendente, as duas últimas semanas foram produtivas e fazem acreditar que a obra será entregue até o dia 31 do próximo mês. “Últimos meses choveu muito e como falta contenções e pavimento de concreto, não se admite fazer esse tipo de serviço com chuva muito por conta da segurança e qualidade do pavimento. Preferimos atrasar a obra e entregar com qualidade”, destacou.
Escute a entrevista completa:
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
- Timbé do Sul: DNIT confirma conclusão da BR-285 até março de 2024
- Entenda como será a vistoria da obra na Serra da Rocinha
A obra liga os trechos de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS). O superintendente comentou como está a obra no trecho gaúcho. “Informação que a gente tem é que não tem avançado como o nosso ritmo, lá eles tem questões de projeto para definir, a extensão se não me engano é de 8,2 quilômetros”, explicou.
“Quando essas questões de projeto travam, dá impressão que a obra está parada, mas o pessoal deve estar trabalhando para soltar essas amarras de projeto para que se possa perceber esses avanços na pista como a gente fez aqui”, complementou.
Projeto para iluminação
Apesar de não ser obrigação do DNIT, um dos pensamentos do superintendente é que o trecho tenha um projeto para iluminação na Serra da Rocinha. “Quando entregarmos,se o fluxo aumentar consideravelmente mesmo sem o Rio Grande do Sul, vamos precisar de iluminação e mesmo não sendo obrigação, podemos fazer na questão de segurança”, comentou.
E o túnel no Morro dos Cavalos?
Há mais de duas décadas existe a discussão sobre um túnel no Morro dos Cavalos, na BR-101. Durante entrevista em fevereiro de 2023, a secretária dos Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas, a catarinense Kerexu, afirmou que a comunidade indigena é favorável ao projeto, mas não há novidades em relação a isso.
“Não fui mais procurado, paramos no projeto básico e precisaria de uma atualização do orçamento, o que sabemos é que deve custar mais de R$ 500 milhões e precisaria de uma mobilização muito forte para fazer via DNIT (orçamento público) ou ajuste na concessionária”, explicou.
- Comunidade indígena é favorável à construção do túnel no Morro dos Cavalos
- BLOG ADELOR LESSA: "Índios querem o túnel no Morro dos Cavalos na BR-101"
BLOG ADELOR LESSA: Projeto do túnel no Morro dos Cavalos parado há duas décadas
Trecho será interditado nos próximos dias
Entre esta quinta (8) e sexta-feira (9), o trecho vai estar bloqueado para tráfego de veículos até o fim da tarde, quando será reestabelecido o sistema de comboio. Confira a programação:
- Quinta-feira (8): Comboio pela manhã (subida às 6h30 e descida às 7h); fechamento durante o restante do dia;
- Sexta-feira (9): Fechamento pela manhã; liberação à tarde por meio de comboio (subida às 18h e descida às 18h30).
- Sábado (10) e domingo (11) o trecho terá interdição total.