A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) viveu um ano de importantes avanços, especialmente, no que diz respeito às obras estruturantes. Um exemplo disso é o andamento da pavimentação da BR-285. O presidente da Amesc e prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, fez um balanço das conquistas de 2022 e dos desafios que ainda vêm pela frente.
"Depois de dois anos e meio de pandemia, tivemos um ano em que as pessoas puderam trabalhar, sair de casa e as coisas começaram a acontecer. Na região da Amesc, depois de muitos e muitos anos de espera, grandes obras aconteceram. Posso falar algumas delas, a Serra do Faxinal, a ligação asfáltica de Praia Grande a Jacinto Machado, quarta ponte sobre o Rio Araranguá e a interpraias", destaca.
Segundo o prefeito, são mais de 50 anos de espera pela BR-285. Ainda assim, muitas vezes, os trabalhos quase foram interrompidos, sofreram cortes de verbas do Governo Federal e vários adiamentos para a conclusão. "À época, estavam querendo parar as obras. Fomos até o Governo do Estado que nos doou R$ 15 milhões para que a 285 não parasse", acrescenta Biava.
Além disso, eventos climáticos prejudicaram o andamento da execução. "O grande problema, eu costumo dizer, não é o dinheiro. O nosso problema maior são as chuvas. Timbé é um município de encosta de serra. A cada dia de chuva, são três de obra atrasada. Mas, se Deus quiser, e São Pedro ajudar, até a metade do ano que vem o trecho de Santa Catarina estará pronto", enfatiza.
Importância econômica
Muito além da mobilidade urbana e segurança. As obras na BR-285 também carregam grande relevância para a região do Vale do Araranguá em termos de desenvolvimento econômico. De acordo com o prefeito, a rodovia representa um divisor de águas para o município.
"Sabemos do potencial de Timbé e que, hoje, uma das maiores indústrias do mundo se chama turismo. À frente da prefeitura, damos atenção às pessoas que aqui querem se instalar e construir pousadas. Sabemos que, depois da 285 estar concluída, são mais de cinco mil carros que, dentro de dois anos, vão passar na rodovia", comenta. "Se 10% parar na nossa cidade, fazer um lanche, abastecer, pernoitar, o quanto isso vai ser importante para nós", reforça Biava.
Os desafios da Amesc em 2023
A grande expectativa é a conclusão da BR-285 ainda no próximo ano. Mas, a construção da Barragem do Rio do Salto também entra na lista de prioridades da Amesc em 2023. O reservatório vai beneficiar os municípios da região, em especial, Timbé do Sul, Turvo e Meleiro.
"A partir do ano que vem, nós temos uma obra importante e que também tem muitos anos de espera, a barragem do Rio do Salto, em Timbé do Sul. É uma obra que o Vale do Araranguá está reivindicando e que eu acredito que possamos começar a trabalhar em 2023", conclui o prefeito.