Viajar é bom, com um menor custo é melhor ainda. É com essa proposta que um novo aplicativo recém chegado na região Sul de Santa Catarina espera ganhar mais adeptos. O Buser, uma espécie de Uber dos ônibus, promete uma economia de até 50% na compra de passagens de coletivos, se comparados aos bilhetes comprados nos guichês das rodoviárias.
A ideia do aplicativo surgiu justamente da demanda de procurar um bom serviço por um preço atrativo. “Meu sócio e eu moramos em Minas Gerais. Ele resolveu casar na Bahia. Como alguns familiares não poderiam comprar as passagens de avião, ele resolveu pesquisar os preços para ir de ônibus, nisso viu que valia muito mais a pena fretar um ônibus, do que comprar as passagens na rodoviária” contou o cofundador do Buser, Marcelo Vasconcellos.
A proposta é simples. O usuário baixa o aplicativo, faz o cadastro, cria um grupo, escolhendo o dia, horário, local de partida e destino da viagem. “Depois disso é só esperar que mais pessoas que desejam fazer o mesmo trajeto entrem no grupo. Ao chegar a uma quantidade mínima, nós locamos um ônibus para fazer essa viagem. O valor do frete é dividido entre os passageiros, por isso sai mais barato”, explicou Vasconcellos.
Foco na expansão
Hoje, o Buser está presente em sete estados do Brasil. São eles: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina. No Estado catarinense, quatro cidades já fazem parte da área de atuação do aplicativo. Os municípios que já contam com o serviço são Braço do Norte, Tubarão, Florianóspolis e Balneário Camboriú, todos, atualmente, com destino a cidade de São Paulo.
As viagens só possuem como ponto de partida, as cidades contempladas pelo Buser. Um criciumense, por exemplo, que desejar ir até a capital paulista pensando na economia proposta pelo aplicativo, teria que se deslocar a Braço do Norte ou Tubarão para o embarque. Mas em breve isso não deve ser mais um problema.
“Nossa proposta é expandir nossa área de atuação. Criciúma é uma das cidades que estamos estudando a viabilidade de disponibilizar as viagens. Hoje são quatro cidades em Santa Catarina. Pelo menos até o fim do ano queremos estar com umas seis localidades no Estado fazendo parte do aplicativo”, projetou o cofundador.
Com mais locais, a intenção, óbvio, é aumentar o número de clientes. “Hoje são em média três mil passageiros atendidos pelo Buser por mês. Nossa proposta é que esse número suba para três mil passageiros por dia”, afirmou Vasconcellos.
Tipos de ônibus e avaliações
Assim como o Uber possui exigências para cadastrar veículos no aplicativo, o Buser tem parceria somente com empresas de viação que atendam a demanda determinada pelo aplicativo. “Os ônibus não são nossos, são de empresas que já fazem o fretamento de seus carros para viagens particulares. E todas que fazer parte do Buser tem que ter ônibus no mínimo leito” disse o cofundador. “O que a gente faz é juntar pessoas que querem ir para o mesmo destino e não se conhecem. Elas só precisam estar no local de partida do ônibus. O resto a gente cuida” completou.
No Buser, os usuários também podem avaliar a qualidade do serviço prestado. “Eles dão uma nota de como foi a viagem. As empresas parceiras que não possuírem boa reputação com os passageiros, são retiradas do nosso aplicativo. Todas também precisam estar regularizadas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e órgãos reguladores de seus estados”, destacou Vasconcellos.
Empresa de viação aprova o novo modelo
Na região Sul de Santa Catarina, a empresa parceira do Buser, é a Lucretur. É ela quem aluga os ônibus para o aplicativo para as viagens que possuem como ponto de origem as cidades de Braço do Norte e Tubarão. O proprietário da Lucretur, Luciano Fornasa, vê a novidade como positiva para as empresas de fretamento de ônibus, como é o caso do seu negócio.
“Muitas pessoas pensam que estamos enterrando o mercado. Não é isso. A Buser freta um ônibus meu como qualquer outra pessoa. Os valores são os mesmos para eles”, comentou Fornasa. “Acho que é uma nova opção interessante até para os usuários, porque eles não precisam nem fazer todo o processo de contrato de locação, isso é a própria Buser quem faz”, acrescentou.
O empresário lembra ainda que, com o crescimento do aplicativo, mais empresas parceiras serão necessárias e isso melhorará o mercado. “Hoje, meu maior volume de fretamento é durante os fins de semana, de quinta-feira a domingo. As viagens via Buser acabam acontecendo também nos outros dias da semana, quando meus carros estão ociosos. Para mim é muito bom. E quanto mais gente tiver, mais espaço para novas empresas fazerem parte do aplicativo vai ter”, completou.