O Legislativo de Treviso aprovou na noite desta terça-feira, 8, o projeto de lei nº 013/2020, que dispõe sobre a contratação temporária de um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atender a população em razão do novo Coronavírus. Segundo a proposição do Executivo, os profissionais irão atuar por 120 dias no centro de combate à Covid-19. O prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período.
O projeto foi aprovado com dispensa de parecer das comissões permanentes da Casa. O requerimento solicitando a votação em regime de urgência foi apresentado pelo vereador Rodrigo Nava (PSDB).
De acordo com o parlamentar, com os novos profissionais, o município poderá manter o centro de combate ao Coronavírus. Conforme Nava, a Unidade de Saúde Dilnei Sônego atende outras enfermidades. O parlamentar afirmou que antes da criação do centro, a UBS atendia os casos suspeitos de Covid-19.
Para o vereador Luciano Miotelli (MDB), o projeto deveria ter sido encaminhado ao Legislativo no início da pandemia. A vereadora Crisleide Cimolim (MDB) manifestou preocupação com a forma em que o executivo iniciou o combate ao Coronavírus.
"A gente percebia que os outros municípios estavam criando os centros de triagem, e aqui no município a gente não via esse centro de triagem, a gente não via as testagens", disse. Para a parlamentar, a contratação dos profissionais é essencial para a população.
O vereador Nelson Levati (PP) afirmou que o executivo adotou medidas para evitar a propagação do Coronavírus. "Desde o início da pandemia no município, esterilizaram as ruas em frete as lojas e escolas. Fomos os pioneiros na instalação das pias para lavar as mãos", concluiu.
De acordo o Executivo, Treviso já registrou mais de 90 pessoas infectadas pelo Coronavírus. Atualmente, 72 pessoas estão em monitoramento domiciliar, e o município registrou dois óbitos por Covid-19.