Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Camerata di Venezia busca recursos para temporada de concertos 2023

São duas apresentações por mês, de março a dezembro

Por Redação Criciúma, SC, 16/02/2023 - 20:29
Foto: Divulgação/ Acic
Foto: Divulgação/ Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma temporada de 20 concertos pela região Sul é o propósito da Camerata di Venezia para 2023. Para executar as apresentações, a orquestra está em busca de recursos por meio da Lei Rouanet, sensibilizando empresas e pessoas físicas para destinarem parte do Imposto de Renda para o financiamento do projeto.

A temporada de concertos 2023 inclui duas apresentações ao mês, de março a dezembro.  Serão 10 concertos em Nova Veneza e 10 nas demais cidades da região Sul. "É o nosso primeiro projeto de lei de incentivo e já captamos quase 15%. Com a captação de 20%, já conseguiremos iniciar as apresentações", informa o violinista Moisés de Souza, coordenador da Camerata di Venezia.

Ele reforça que cada concerto possui um custo médio de R$ 20 mil. O investimento total do projeto é de aproximadamente R$ 459 mil. Os concertos serão oferecidos de forma gratuita em teatros, igrejas e escolas públicas.

Conforme o maestro Luiz Fernando São Thiago, diretor artístico da Camerata di Venezia, o objetivo é oferecer para a população da região uma programação artística mais constante.

 "Queremos proporcionar para a população no Teatro Municipal de Nova Veneza uma programação onde ela possa ir todo mês assistir a Camerata, com repertórios diferentes. A ideia é ter uma vida artística na região onde o público possa assistir arte costumeiramente. E que o público se transforme num público informado. Com o tempo as pessoas vão se interessando e vamos criando uma relação com o público", expõe o maestro.

O repertório da temporada 2023 será dedicado à música erudita e arranjos orquestrais de grandes sucessos de trilhas do cinema e de pop/rock nacional e internacional. 

Camerata

A Camerata di Venezia nasceu em 2003 em um projeto educacional, com apoio da prefeitura e empresas, porém, acabou parando suas atividades em 2009. "A partir de 2017 começamos um novo momento. Um encontro de músicos que retomou o projeto com a proposta de montar a orquestra", explica o maestro.

"Somos, atualmente, em 20 componentes fixos, todos músicos de alto gabarito, que realizam ensaios semanais. Nossa luta é para que nos tornemos uma instituição permanente", acrescenta.  De acordo com ele, em 2019, foi fundada a Associação Cultural Camerata di Venezia no intuito de ser a mantenedora da orquestra, tendo como presidente Rossana Alano Spillere.

Ainda em 2019, a Camerata di Venezia foi contemplada no Prêmio "Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura", promovido pela Fundação Catarinense de Cultura. Mais que um prêmio, foi um grande incentivo para a continuidade dos trabalhos da orquestra. Através dos recursos conquistados com a premiação, foi possível realizar quatro concertos on-line em 2021, após diversas prorrogações dos eventos no ano de 2020 ocasionados pela pandemia.

Em 2022, foram realizados quatro concertos presenciais nas cidades de Nova Veneza, Criciúma, Urussanga e Içara, através do projeto "Camerata di Venezia - Turnê 2022", por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

 Apoio à cultura

"A Associação Empresarial de Criciúma apoia inúmeras iniciativas culturais por meio do seu Projeto de Cultura e reconhece toda a relevância do trabalho desenvolvido pela Camerata di Venezia. Iremos reforçar junto às empresas associadas a importância de destinar parte de seus tributos para projetos culturais da nossa região", destaca a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.

Lei Rouanet

A Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura) permite que empresas com apuração do IR pelo Lucro Real apliquem até 4% do imposto devido em projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Para pessoas físicas, o percentual de doação do Imposto de Renda é de até 6% para projetos de apoio à cultura. 

Como destinar o IR à Camerata

Conta para Incentivo:

  • Banco do Brasil - Agência: 2357-4 Conta: 28.299-5.=

Empresas e pessoas físicas que tenham o interesse em destinar o IR ao projeto também podem entrar em contato com o maestro Luiz Fernando São Thiago, diretor artístico da Camerata di Venezia, pelo telefone (48) 9 9981-1144.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito