O Legislativo de Forquilhinha concedeu Moção de Aplauso ao cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner por sua dedicação à Igreja, doação ao próximo e por fazer de sua vida uma missão evangelizadora. Uma placa com o registro da homenagem foi entregue nesta segunda-feira, dia 7, ao cardeal nomeado esse ano pelo Papa Francisco.
"Dom Leonardo Steiner é natural de Forquilhinha, motivo de orgulho e satisfação de todos nós, seus conterrâneos. Merece todo o reconhecimento pela brilhante trajetória religiosa e, em especial, pela sua nova posição de Cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana", destaca a proponente da moção aprovada por unanimidade, vereadora Marilda Casagrande (PP).
Na história da Igreja Católica, 24 brasileiros foram nomeados Cardeal. Desses, cinco são catarinenses e, especialmente, dois de Forquilhinha: Dom Paulo Evaristo Arns (in memorian) e Dom Leonardo Steiner. "Estamos orgulhosos por mais um filho dessa terra ter sido escolhido pelo Papa. Desejo vida longa nesta missão de defender aqueles que mais precisam ser defendidos", declara o presidente da Câmara, Célio Elias (PT).
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, disse que o cardeal é exemplo de solidariedade e se destaca por onde passa com sua mensagem de fé e esperança. "O senhor ainda tem muito a contribuir com a evangelização e na construção de um mundo melhor, mais humano, fraterno e igualitário. Parabéns, receba os aplausos de todos os moradores de Forquilhinha", declara.
O cardeal agradeceu a todos ressaltando o orgulho de ser homenageado em sua terra natal. "Forquilhinha é mais que um lugar e uma referência de localidade no sul do Brasil. Para nós, que aqui nascemos e daqui somos, envolve todo um pertencimento. Recebo essa moção não como uma homenagem pessoal, mas uma homenagem de pertencimento e profundamente agradecido por esse momento. Viajei e conheci muitos lugares, mas jamais esqueci de onde vim", salienta.