Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cardeal Dom Leonardo visita Diocese de Criciúma e celebra missa em sua terra natal

Religioso esteve em Forquilhinha neste domingo (6)

Por Redação Criciúma, SC, 07/11/2022 - 13:31
Foto: Tiago Clezar/ Diocese de Criciúma
Foto: Tiago Clezar/ Diocese de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O atual arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, tornou-se o primeiro Cardeal da Amazônia Brasileira em agosto, quando foi empossado pelo Papa Francisco durante consistório no Vaticano. Neste domingo, dia 6, data em que completa 72 anos de vida, Dom Leonardo retornou a sua terra natal, Forquilhinha, para celebrar a sua primeira missa como membro da Cúria Romana.

Com a presença do povo de Deus, padres e bispos, incluindo Dom Jacinto Inacio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, a Santa Missa foi celebrada na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Os demais bispos concelebrantes foram: Dom Frei Jaime Spengler, Dom Wilson Tadeu Jönck, Dom Evaristo Pascoal Spengler e Dom Guilherme Antônio Werlang.

Em sua homilia, Dom Leonardo destacou que a perseverança é fundamental nos momentos de lágrimas e desesperanças. "Para tornar-se bem-aventurado é preciso caminhar, mesmo nos desencontros, e perseverar em Jesus, a razão do nosso viver, assim são os santos e santas que perseveraram e estão em nossos altares, que caminharam entre as tentações, dificuldades e se deixaram guiar pelo Evangelho de Jesus e a força do Espírito Santo". Neste domingo, a igreja celebra ainda, a Solenidade de Todos os Santos e a vida de São Leonardo de Noblac.

Sobre a sua nova missão, o epíscopo destacou a região indígena em que vive atualmente. "Ser nomeado cardeal não é uma conquista pessoal, se deve em especial pela Amazônia, uma região tão importante para o Brasil e a humanidade". O religioso franciscano também recordou a época vivida em Forquilhinha com os pais Leonardo Steiner e Carlota Arns Steiner. "Me recordo de muitos momentos vividos aqui na comunidade, uma herança de fé que também era vivida em nossa família, quando nós aprendemos a rezar em casa antes que soubéssemos as palavras", disse o epíscopo enfatizando que "somos o que recebemos de casa e da comunidade".

Um dos oito brasileiros integrantes do Colégio Cardinalício, Dom Leonardo também é presidente da Comissão Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Amazônia e vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). A programação da sua visita à Diocese de Criciúma segue a noite, quando o cardeal presidente, a partir das 19h, a missa na Catedral São José.  

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito