O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, autorizou a concessão do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, nesta sexta-feira (23). Através das redes sociais, o chefe do Executivo Estadual deu detalhes sobre o decreto.
"A futura concessionária, a ser escolhida por edital, terá três anos para modernizar o aeroporto, alargar a pista de pouso e decolagem para 45 metros e ampliar o terminal de passageiros", disse Carlos Moisés.
Em abril, um estudo para concessão da estrutura foi concluído pelo Governo do Estado. O material, analisado por uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, serviu de base para elaborar o futuro edital de licitação.
"Quando assumimos o governo, a maioria dos aeroportos estava em abandono. Alguns, como é o caso de Jaguaruna, estavam muito perto de fechar. Nos últimos quatro anos, todos os aeroportos catarinenses receberam investimentos e a aviação regional em SC vive seu melhor momento", acrescentou, ainda, o governador.
Confira o anúncio no twitter:
A empresa que vencer o certame deve administrar a estrutura pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos. Em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 40 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.
Investimentos até então
Para que pudesse voltar a receber voos regulares, o Aeroporto de Jaguaruna recebeu mais de R$ 10 milhões de investimentos desde 2019. Foram realizadas obras como a requalificação técnica dos bombeiros de aeródromo, aquisição de EPIS, reforma e adequações da seção contra incêndio, impermeabilização e pintura do terminal de passageiros, revitalização e adequação da sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, melhorias de acessibilidade (elevador, escada rolante), implantação do auxílio visual à navegação aérea PAPI, dentre outros.