As obras de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário (SES) de Criciúma na região do São Luiz chegaram a 50% de execução. Restrições nos trabalhos em função de medidas de segurança dos trabalhadores têm alterado o cronograma, mas a meta da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) é entregar o trecho no primeiro semestre do ano que vem. A Casan segue realizando o assentamento da tubulação da rede coletora e instalação das Caixas de Inspeção para as ligações domiciliares.
Esta semana os trabalhos estão concentrados nas ruas Carlos Pinto Sampaio, Mara Rubia Mendes e Rua Caçador. Os motoristas que passarem por essas vias deverão ficar atentos, pois o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas para não atrapalhar o fluxo de veículos.
Continuam também os serviços na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Luzia. Nessa unidade está sendo construído um novo Tanque de Aeração, com a montagem de formas, aço e concretagem. A unidade terá sua capacidade de depuração elevada de 90 para 135 litros por segundo. Em conjunto com a implantação da infraestrutura de esgoto no bairro Próspera, também em execução, a ampliação permitirá que Criciúma passe a 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto, o que representa um importante investimento em saúde pública.
Só no bairro São Luiz, mais de 10 mil habitantes serão beneficiados. Na Região da Próspera, outros 28 mil moradores serão contemplados com a estrutura de esgotamento sanitário.
Ligações de esgoto só com autorização da Casan
A Casan reforça aos moradores do bairro São Luiz e da Região da Próspera que não está autorizada ainda a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos em implantação. Somente quando todo o sistema estiver finalizado, os moradores serão orientados a direcionar o esgoto de suas residências ao sistema público de coleta e tratamento.