Uma ampla programação dividida em dois palcos vai marcar a segunda edição do Fórum Internacional de Inovação Social (FIIS), promovido pela Abadeus, nesta quinta-feira (25/05), a partir das 13h30min, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Aberto ao público em geral, o evento é gratuito. As inscrições estão disponíveis no site lp.abadeus.org.br.
Entre os destaques do fórum estão dois cases internacionais de Inovação Social, um europeu, vindo de Portugal, e outro latino americano, de Medellín, na Colômbia, programados para às 15h45 e 16h45, respectivamente.
"Foram cases que nos inspiraram a tirar do papel o primeiro Centro de Inovação Social de Santa Catarina. Estive em Portugal, recentemente, e o país é mesmo uma referência global em processos de inovação. Já o case de Medellín será ampliado nesta segunda edição, tendo em vista o sucesso do primeiro evento", afirma a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
O evento vai contar ainda com palestra sobre Capitalismo Consciente, painel de Diálogos sobre Inovação Social com atores do ecossistema de Inovação de SC, workshops sobre Lucro e Propósito, Captação de Recursos no Terceiro Setor, além da apresentação de trabalhos acadêmicos relacionado ao tema e apresentações culturais e artísticas.
"Toda a programação estará embasada nos conceitos de ESG (meio ambiente, social e governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU), por isso convidamos gestores e colaboradores do setor público, da iniciativa privada, do Terceiro Setor, das universidades, além de líderes comunitários para debater este tema tão importante para o desenvolvimento sustentável das nossas organizações e da própria região e estado", convida Shirlei.
Presencial e online
O evento será realizado no formato híbrido. Presencialmente na Acic e online no canal @abadeustv, no Youtube.
Parceiros
O evento é apresentado pelo Governo de Santa Catarina; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); Prefeitura de Criciúma; Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e Sebrae/SC.
O patrocínio é de Imbralit; Canguru; Sicredi e Rio Deserto, com o apoio institucional da Acic; ABRH/SC; Rede Catarinense dos Centros de Inovação de SC; Centro de Inovação de Criciúma (CRIO); Núcleo Sul Catarinense do Terceiro Setor; e FIN Brasil.
Confira a programação completa:
Palco 1
- 13h30: Cerimônia de abertura;
- 13h40: Abadeus no cenário da Inovação Social – Shirlei Monteiro;
- 13h50: Capitalismo consciente, força para impulsionar a Inovação Social – Thomas Eckschmidt;
- 14h30: Cidade Empreendedora – Eixo Comunidade Empreendedora – Luiz Salomão Ribas Gomes;
- 14h45: Painel – Diálogos sobre Inovação Social com atores do ecossistema de inovação de SC – Marcelo Fetti, Aldinei Potelecki, Luciane Ceretta;
- 15h30: Fapesc: o novo olhar das Fundações de Amparo à Ciência e Tecnologia para a Inovação Social – Fábio Pinto;
- 15h45: Portugal Inovação Social: iniciativas públicas para a promoção da Inovação Social – Filipe Almeida;
- 16h25: Medellín, cidade inovadora: ciência, tecnologia e inovação a favor do desenvolvimento econômico e social – Luiz Miguel Jaramillo;
- 16h55: Apresentação cultural.
Palco 2
- 14h30 às 15h: Apresentação de trabalhos acadêmicos;
- 15h15: Lucro e propósito, um diálogo sobre ESG, felicidade e resultados estratégicos – Letícia Zanini;
- 15h45: Terceiro Setor e a captação de recursos – Fernando do Amaral Nogueira;
- 16h25: Bate-papo com negócios de impacto e Inovação Social – Carla Cristina (Parças).