Na manhã desta quinta-feira (24), a partir das 10h, a CCR ViaCosteira em conjunto com órgãos de segurança pública de Santa Catarina realizará um exercício simulado de atendimento de emergência com vazamento de produto perigoso. A ação será realizada no traçado da antiga BR-101, na ponte Cabeçudas em Laguna.
Durante o período do simulado, a via local será totalmente bloqueada para o tráfego, sendo o mesmo desviado para a ponte Anita Garibaldi, sem sofrer qualquer alteração. As equipes da Concessionária estarão nas proximidades do local auxiliando os motoristas sobre os pontos de desvios.
O cenário da simulação será de uma colisão entre um carro e um caminhão transportando produto perigoso (gasolina), que resultará no vazamento do material sobre a pista, bloqueando-a totalmente. Para fins didáticos, a gasolina será substituída por água. Ainda, voluntários farão os papéis de vítimas, sendo uma leve e duas ilesas.
Os objetivos da realização deste exercício são os de promover a integração entre os diversos órgãos de resgate e trânsito do Estado e ampliar a capacitação desses profissionais para situações extremas, de modo a mantermos as equipes preparadas para atender a qualquer ocorrência, no menor tempo e com a máxima qualidade, até mesmo em um eventual acidente deste porte”, afirma o gerente de Atendimento da CCR ViaCosteira, Diogo Stiebler.
A ação contará com a participação dos seguintes órgãos parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC), Policia Ambiental, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil, Conselho Regional de Química de Santa Catarina (CRQ/SC) e Rede SIM de Postos.