Em 20 de dezembro de 2017 era inaugurada a Via Rápida. Com 12.721 quilômetros, a rodovia que liga Criciúma e Içara à BR-101 diminuiu de 25 minutos, em média, para até oito minutos a distância dos criciumenses em relação à BR-101. Foi um investimento de R$ 150 milhões do Governo do Estado em uma via habilitada a receber até 22 mil veículos por dia.
Estadualizada em novembro do ano passado - até então ela ainda estava, oficialmente, sob a tutela dos contratados para a construção - a Via Rápida - denominada SC-446, Rodovia Aristides Bolan - ainda não tem iluminação. E completará três anos assim, com a escuridão sendo quebrada apenas pela luminosidade dos farois dos veículos nas noites e madrugadas. Em junho do ano passado, a expectativa era que a rodovia estivesse iluminada no primeiro semestre de 2020, o que não se confirmou.
Agora vai
A boa nova é que o processo finalmente avançou e a Via Rápida será iluminada. A assessoria de Comunicação da empresa informou que a licitação será lançada nas próximas duas semanas e, após homologada, estará emitida a ordem de serviço. A estimativa é que as obras possam iniciar em janeiro de 2021.
O investimento será de R$ 8,5 milhões, recursos provenientes de convênio com o Governo do Estado, com o uso de verbas oriundas da arrecadação de ICMS, sem contrapartida dos municípios. Ou seja, o custo total para viabilização do sistema de iluminação ficará a cargo da Celesc. O trecho será servido por luminárias de LED.
E quem vai pagar depois?
Em março do ano passado, a notícia era de que o custo da manutenção da iluminação, depois de instalada, ficaria por conta dos municípios. Na ocasião, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, concordava. "Vamos pagar pelo custeio da iluminação e espero que eles façam logo essa obra", dizia, há um ano e meio. Porém, Gastaldon não será mais prefeito de Içara em 2021, quando a promessa estará cumprida, conforme a informação da própria Celesc.
Da parte de Criciúma, que responde por cerca de dois quilômetros da Via Rápida - os outros dez quilômetros estão no território de Içara -, há uma dúvida. Acontece que o Município não vem, faz alguns anos, arcando por exemplo com o custo da iluminação dos trevos de acesso à BR-101.
Além desse, outro impasse emblemático sobre pagamento de despesas de iluminação é o da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Desde a inauguração, há uma briga na Justiça entre a prefeitura de Laguna, Celesc e União, e há uma dívida de mais de R$ 600 mil. Esse problema está sendo resolvido com a privatização do trecho, pois a concessionária que assume a BR-101 terá que arcar com o custeio da iluminação da ponte.
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