Após um longo processo de coleta de dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou a apuração do Censo Demográfico de 2022 no último domingo (28) e tem o próximo mês para concluir o levantamento. A expectativa é que os números finais sejam divulgados em junho.
De acordo com o coordenador do Censo na Região Carbonífera (Amrec), Gilmar da Silva Coelho, os números brutos mostram 163 mil domicílios ocupados, desses, 95,7% participaram das entrevistas. "A meta mínima era chegar a 95%. Inclusive, todos os estados, exceto São Paulo, atingiram o objetivo. Agora, o 5% de não entrevistas ficará para tratamento estatístico. Provavelmente, no fim de junho, o IBGE vai apontar o número final da população de cada município", explicou.
A maior dificuldade, em todo o processo, foi a contratação de recenseadores, segundo o coordenador. "Desde o início até o fim, foi difícil manter o quadro completo. No fim de dezembro, nós estávamos com 90% das entrevistas realizadas na Amrec. Criciúma e Içara, um pouco menos, cerca de 80%. Durante os meses seguintes, nós buscamos esses últimos domicílios que faltavam", contou.
Em comparação ao Censo de 2010, os números preliminares da nova pesquisa mostram que os municípios de Forquilhinha, Içara e Balneário Rincão foram os que mais cresceram. Neste momento, para avaliar a qualidade da pesquisa, alguns supervisores podem entrar em contato com a população para confirmar os dados levantados.