Um espaço onde empresas da região, de startups a grandes empresas, poderão desenvolver soluções que tragam eficiência, desenvolvimento econômico e social. Assim é o Centro de Inovação Criciúma, inaugurado nesta sexta-feira (26). O local recebeu o nome de Crio e funciona entre as ruas Araranguá e Henrique Lage.
A inauguração teve a presença de autoridades do município e estaduais, como o governador Jorginho Mello (PL), a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e outras lideranças da região.
A Unesc gerenciará o espaço, que se destinará à promoção de inovação e empreendedorismo, oferecendo instalações e serviços compartilhados para empresas, startups e empreendedores.
Leia também:
- ADELOR LESSA: Como foi desatado o nó do Centro de inovação, inaugurado hoje
- Veja o que terá no Centro de Inovação Criciúma
“O Centro de Inovação é uma estrutura física que está aberta a novas possibilidades, a novas ideias para novos negócios. É um centro de novas oportunidades econômicas para a nossa região. Ele traz no seu DNA toda uma rede colaborativa”, resumiu a reitora, Luciane Ceretta.
Ela agradeceu o governador e o prefeito Salvaro, este autor da ideia para transformar o prédio onde seria um complexo educacional no Centro de Inovação.
Jorginho Mello também enalteceu a parceria com a Unesc para dar um final feliz ao projeto do Centro de Inovação.
“Quando você tem uma parceria, um casamento com uma universidade da qualidade da Unesc, é um casamento perfeito, porque você vai fazer pesquisa, vai fazer uma série de ações, não só fomento de empresa, não só abrir mercado, não só ver encaminhamento financeiro através de uma linha de crédito do banco, mas você vai fazer, você faz um ecossistema”, afirmou o governador
O espaço também visa integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação, como forma de fomentar a inovação tecnológica e o empreendedorismo.
“Nós vamos fazer com que todos eles tenham vida, todos eles pensem em tecnologia, todos eles pensem em inovação, todos eles se preocupem com a academia, se preocupem com a formação profissional. Enfim, é para isso que eles são criados. A nossa Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi algo que nós criamos no início do governo, serve para isso. Se não inovar, vai ficar para trás. E é um centro que vai estar ao lado do empreendedor, vai estar ao lado do investidor, para que ele possa melhorar o seu negócio, criar um novo produto e por aí vai”, continuou.