Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chove menos da metade da média histórica em setembro

Até agora, a precipitação foi de 50 milímetros; tempo seco prejudica as lavouras

Por Amanda Farias Criciúma, SC, 23/09/2019 - 11:20 Atualizado em 23/09/2019 - 12:45
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O mês de setembro foi marcado pela fraca presença de chuva. Até agora, choveu apenas 50 milímetros, enquanto a média histórica para o mês é de até 129 milímetros. O tempo seco acende o alerta para o setor agrícola, já que para as lavouras a temperatura também não esquentou o suficiente, oscilando entre 12 e 24 graus. Por isso, a expectativa é que na primeira quinzena de outubro a chuva retorne para recuperar os mananciais de água, favorecendo principalmente a produção de arroz. 

A semana que marca a chegada da primavera, que inicia nesta segunda-feira, 23, começou fria na região. Em Criciúma, os termômetros registraram 5,6 graus por volta de 7h, enquanto a média histórica para as madrugadas seria de 11,9 graus. Na Serra, a temperatura chegou a -3,7 graus no Parque de Exposições de Urupema, por volta de 6h.

O florir do ipê amarelo indicando a primavera / Divulgação

Segundo o meteorologista Márcio Sônego, até o fim do mês, deve-se manter o tempo seco, com temperaturas mais baixas à noite e vão aumentando ao longo do dia. Tempo segue com risco mínimo de chuva ao longo da semana. 

Amanhã, a previsão vai girar em torno de 8 graus pela manhã e 25 na parte da tarde; já na quarta-feira esquenta um pouco mais, começa com 12 graus e vai até 27 graus; na quinta-feira a temperatura vai de 12 a 25 graus; na sexta-feira de 14 a 22 graus; já no fim de semana o tempo segue estável com as temperaturas podendo chegar até os 25 graus no sábado e 28 graus no domingo. 

Já no mês de outubro, conforme Sônego, a média será de 14 a 26 graus, favorecendo as plantas, pra que cresçam um pouco mais. Vale lembrar que na última segunda-feira, 16, foi registrado o dia mais quente do inverno em todo o Estado, onde a temperatura chegou a 41,3 graus em Criciúma. Já o dia mais frio em Criciúma também no inverno foi no dia 7 de julho, marcando 1 grau.  

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito