A chuva que cai nesta quarta-feira, 13, deve dar uma aliviada na estiagem do Sul catarinense, mas não o suficiente para recuperar o déficit de precipitações na região. De acordo com o climatologista Márcio Sônego, a previsão indica a chuva de 15 milímetros, bem abaixo dos 88 milímetros que Criciúma precisa para recuperar a umidade do solo e a água chegar aos lençois freáticos.
"Choveu bem no Centro do Rio Grande do Sul e Oeste catarinense. Inmet tem aviso especiais de temporais hoje para o Estado, mas mais para a parte alta. No litoral o tempo é bastante nublado, com possibilidade de trovoada para o fim da tarde", alerta Sônego.
Em relação à temperatura, a máxima nesta quarta-feira chuvosa em Criciúma deve ser de 25°C. Na quinta-feira, a chegada de vento sudoeste traz o frio à região. Na sexta, o termômetro pode atingir os 5°C nas primeiras horas da manhã. O tempo permanece bom de quinta até a quarta-feira da semana que vem. No fim de semana, a mínima chega aos 6°C no domingo e 8°C no sábado. Na Serra, pode ter formação de geada ao amanhecer.
Déficit de chuva
"A expectativa que a chuva interrompa essa série de estiagem desde fevereiro. As estações da Epagri colocam que Urussanga está com falta de chuva de 98 milímetros para abastecer a primeira camada de solo", aponta Sônego. Há previsão de chuva para três dias na semanas seguintes: nesta e nas próximas duas quartas-feiras.
Em Criciúma, há 88 milímetros de déficit em Criciúma. "Chuva hoje é de 15 milímetros. Molha bem o pasto, os jardins e lavouras, mas ainda longe de encerrar a estiagem", concluiu Sônego.