Uma forte tempestade atingiu Criciúma e região no meio da tarde de quarta-feira (03). Por volta das 16h30 a cidade já registrava ruas alagadas e quedas de energia. A Celesc foi uma das empresas que mais sofreu danos. Diversas descargas atmosféricas atingiram os circuitos elétricos. Duas regiões ficaram sem luz. A região dos hospitais e a central. As cidades mais atingidas, sob o ponto de vista energético, foram Criciúma e Lauro Müller.
As equipes técnicas deram preferência para o restabelecimento da rede alimentadora que atende a região dos hospitais, para posteriormente atuar nas demais localidades. O que mais chamou atenção, segundo Zulnei Casagrande, gerente da Divisão Técnica de Criciúma da Celesc, foi o número de equipamentos danificados em virtude das descargas atmosféricas. Inclusive, ele relatou que um raio caiu na antena de telecomunicações do Centro de Operações da Celesc. Um transformador na rua Álvaro Catão também foi atingido, o que ocasionou um incêndio no poste. Simultaneamente, quase, 8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, mas os estragos foram generalizados e atingiram diversas regiões da cidade.
Em Lauro Müller a linha de transmissão e alimentadora deram defeitos. Conforme Zulnei, isso demandou bastante trabalho na recomposição para a equipe. Manobras no sistema foram feitos para recompor a energia do local. Cerca de 90% já foi restabelecida.
A operação terminou os atendimentos por volta das 04h da manhã. Segundo o sistema, 100% dos chamados foram atendidos. Mas caso algum consumidor não conseguiu entrar em contato, devido ao congetionamento da central de atendimento, a recomendação é para que entre em contato através do 0800 048 0196 que as equipes estão preparadas para realizar o atendimento.