Três equipes de Criciúma estão representando o município no Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL). O grupo ‘Carvoeiros’ representa a Escola S de Criciúma e os outros dois, ‘Scorpions’ e ‘Storm’, são compostos por alunos da rede municipal de ensino, mas que também foram treinados pelo SESI. O evento este ano foi batizado de SuperPowered e ocorre nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Itajaí.
A competição envolve estudantes de todo o Estado de Santa Catarina. Ao todo, são 39 equipes participando, que totalizam 350 competidores de escolas das redes pública e privada. Nos dois dias de competição, os alunos serão desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e utilizada. Segundo a supervisora educacional do Sesi Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni, é uma forma de os alunos colocarem em prática aquilo que aprendem em sala de aula.
“O torneio reflete o dia a dia da nossa escola, que não trabalha só as competências técnicas, mas também valoriza muito as habilidades socioemocionais dos estudantes. Então a Escola S de Criciúma está muito bem representada, pois é uma equipe com estudantes que treinaram muito durante 2022, desenvolveram estratégias, aperfeiçoaram habilidades e estão prontos para os desafios”, destacou Gabrieli.
O evento tem como objetivo, ainda, estimular que os alunos pensem em soluções para um futuro energético e inovador. Para isso, na Escola S de Criciúma, os estudantes e professores criam projetos de inovação aplicando a metodologia STEAM, que envolve conceitos das Ciências, Tecnologias, Artes, Matemática e Engenharias.