A grande maioria dos empresários catarinenses consideram essencial a cobertura feita pelo rádio e TV durante a pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina. Uma pesquisa feita pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) mostra que 88% dos empresários veem como muito importante esta cobertura, enquanto apenas 12% pensam o contrário.
Respondida por 811 empresas, a pesquisa foi realizada com a intenção de entender o que os gestores e líderes empresariais pensavam sobre a imprensa durante o período de pandemia. “Vivemos momentos bastante difíceis, em que a sensibilidade das pessoas está em alta e ainda está. Não somos só veículos de comunicação altamente responsáveis, mas queremos sempre fazer o melhor para a sociedade”, destacou o presidente da Acaert, Silvano Silva.
Silvano ressalta que, em um primeiro momento da pandemia, a imprensa estava sendo responsável por fazer a ponte entre o Estado e a sociedade, fazendo com que a população entendesse o que é a pandemia e o que estava acontecendo. Em um segundo momento, surgiu um período de entretenimento das pessoas. Já nesta “terceira” fase, surge o foco em de incentivar o mercado e buscar trazer otimismo.
Além de mostrar a importância do rádio e da TV na cobertura da pandemia, a pesquisa também aponta para o otimismo da grande maioria dos empresários, em relação às suas empresas, para o período pós Covid-19. 59% acreditam que suas marcas saíram mais fortalecidas, e mais de 50% estão confiantes de que a economia irá crescer rapidamente.