Ao longo do primeiro ano de atividade do Cobusiness Satc, trainees, líderes e gestores traçaram planos e pensaram em novas ideias. Desses momentos de efervescência, estudo de mercado, aplicação de métodos e muita pesquisa surgiram 580 ideias. A partir da lapidação, as sete empresas que atuaram no Cobusiness elencaram, cada uma em sua área, as propostas mais interessantes. E foram 21 que surgiram como oportunidades reais de negócio.
Esse é um dos resultados do primeiro ciclo de ações do Cobusiness. Com sete empresas iniciais, as conquistas são bem maiores. "A ideia do Cobusiness é nós nos tornemos perenes. E, cada vez mais, queremos conectar a Satc com a indústria, porque nós acreditamos que é possível construir juntos, crescer juntos. Queremos que essa simbiose seja ampliada, para que vocês cresçam e aprendam, e para que a Satc cresça também", ponderou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Na primeira rodada de pesquisas, a equipe da Farben Indústria Química veio com 108 ideias novas que poderão ser colocadas em prática. "Talvez não é ainda o momento de algumas delas, mas isso serviu para estimular a criatividade e o espírito da inovação. Tudo na vida tem mudado, e com uma velocidade muito forte. Temos que observar esses cenários e estar nesse ambiente de inovação é muito importante", ponderou o CEO da Farben, Edmilson Zanatta.
Esse ciclo inicial do Cobusiness contou com sete empresas. Além da Satc e da Farben, integraram o programa de a Imbralit, Librelato, Grupo Ezos, Grupo Ibrap e Empresas Rio Deserto.
Na nova fase que inicia em 2023, elas seguem no processo, trazendo seus gestores de inovação e buscando novos talentos. Além disso, mais quatro empresas também serão incorporadas ao Cobusiness procurando ampliar suas áreas de negócios.