"A situação é caótica”. A frase do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Cocal do Sul, Márcio Zanete ilustra bem a situação que o município vem enfrentando com a falta de chuva. A cidade é uma das mais afetadas pela estiagem na região.
Devido a isso, revela ele, o racionamento de água será ampliado a partir desta quinta-feira, 28. “Aumentaremos o racionamento nos bairros de 24 horas para 36 horas. A Estação de Tratamento de Água (ETA), está tratando apenas 30 litros, quando o normal é 65 litros. Para abastecer de forma quase normal, mas ainda com racionamento, seria necessário tratar 40 litros”, diz.
Barragem desligada
Devido à pouca água, o Samae sulcocalense já desligou a barragem da comunidade de Linha Tigre e também do poço artesiano. Cerca de 600 famílias já passaram a receber água da Barragem do Rio São Bento, quantidade que o município pretende ampliar. “Já recebemos autorização do Deinfra e iremos aumentar o diâmetro da tubulação, triplicando a quantidade de famílias atendidas”, fala Zanete.