O aumento no número de casos de Covid vem crescendo em todo o Brasil, e em Santa Catarina, no mês de agosto, houve um crescimento de oito vezes em comparação com as últimas 12 semanas. Em entrevista à Rádio Som Maior nesta quinta-feira (26), o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, falou sobre a situação do município.
“Estamos com 28 casos ativos, número pequeno perto do que passamos, mas um caso para nós é um caso que preocupa e pode transformar em muitos. Desses 28, são quatro crianças internadas, todas sem vacina aplicada, e um senhor de 77 anos entubado e com três doses de vacina aplicada, não fez esquema vacinal completo que seria completar com a bivalente”, informou Casagrande.
O secretário também falou sobre o esforço para vacinar toda a população e que o número está pequeno sobre a vacina bivalente. “13% de pessoas vacinadas com a bivalente em Criciúma, é um número pequeno mas com relação ao Brasil e estado estamos em um patamar maior”, disse o secretário.
Ouça a entrevista completa:
Segundo o pneumologista, Renato Matos, são poucas pessoas que fazem exame quando tem sintoma respiratório. “Uma métrica que usamos, do total de exames feitos, a cada 100 exames, cinco ou dez davam positivos. Agora chegamos a ter 44 aqui na região há duas semanas. A boa notícia é que a variante é pouco agressiva”, explica.
Ouça a entrevista completa: