A maior feira do agronegócio de Santa Catarina, a AgroPonte, inicia nesta quarta-feira, dia 14, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, e reúne os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Com mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o evento terá 30 mil metros quadrados de área. A expectativa é receber em cinco dias de evento 80 mil visitantes.
Neste ano, a feira recebe 220 bovinos PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruza), ovinos e caprinos, 40 equinos, cunicultores com coelhos e similares, peixes e abelhas sem ferrão. A feira receberá ainda o boi da Raça Brahman mais pesado do Brasil.
“É um momento muito especial para Santa Catarina e, claro, para a região carbonífera que recebe a feira e mexe com a economia do Sul. A AgroPonte já se consolidou como a maior feira do Estado envolvendo o agronegócio e cresce mais a cada edição. Neste ano, teremos novamente julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e Mostra da Raça Crioula”, comenta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.
Em 2024, mais de mil profissionais atuaram na montagem da feira AgroPonte e atuaram por mais de 20 dias nos trabalhos. “A AgroPonte já é caracterizada por mexer na economia de Criciúma e região, não só nos dias que acontecem o evento, mas antes, durante e depois da feira. Os negócios iniciam muito antes da abertura dos portões e seguem sendo realizados no pós evento. Esta é a 13ª edição e estamos consolidados e crescendo ano após ano”, observa a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da AgroPonte, Jaqueline Backes.
O público poderá visitar ainda 42 cooperativas da agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.
“A feira AgroPonte é uma excelente vitrine e espaço de divulgação e de comercialização dos produtos e serviços da agricultura familiar. A feira vem a cada ano ampliando espaços, público e qualidade. Os produtores ganham visibilidade e abrem novos canais de comercialização, o que valoriza este setor que é tão importante para a economia de Santa Catarina”, afirma o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Criciúma, Edson Borba Teixeira.
Ingressos
O acesso a Feira AgroPonte poderá ocorrer de duas formas: com os convites distribuídos pelos expositores (acesso gratuito) ou por meio da compra de ingressos nas recepções do evento ou no site (clique aqui) no valor de R$20.
Menores de 12 anos têm acesso gratuito a todas as áreas, desde que acompanhados pelos responsáveis. Visitantes com convite também têm acesso gratuito.
A meia-entrada está disponível para Estudantes (Carteira oficial da UNE, UBES, UGES. Carteira expedida por agremiação ou associação de estudantes do ensino médio ou superior), Idosos (com apresentação da Carteira de Identidade), Pessoas com deficiência (de acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015), Professores da rede estadual (Lei Nº 16.448/2014).
Para quem ainda não tem convite, os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site da AgroPonte.
Programação
A programação inclui palestras, seminários, rodada de negócios, julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e Mostra da Raça Crioula.
A programação oficial completa pode ser acessada clicando aqui.
“Teremos uma programação bem vasta e cheia de conhecimento e oportunidade para os expositores e para os visitantes. É um momento de adquirir conhecimento e também fazer negócios”, frisa Jaqueline.
Horários da feira
A feira ocorre de quarta-feira a domingo. Confira abaixo os horários:
- Quarta-feira, dia 14: das 16h às 22 horas
- Quinta-feira, dia 15: das 14h às 22 horas
- Sexta-feira, dia 16: das 14h às 22 horas
- Sábado, dia 17: das 10h às 22 horas
- Domingo, dia 18: das 10h às 18 horas
--
Colaboração: Rafaela Custódio | Traquejo Comunicação